Teses e Dissertações
URI Permanente desta comunidadehttp://10.1.1.113/handle/123456789/244
Esta comunidade é composta pelas Teses e Dissertações de conclusão de curso de Pós-graduação Stricto sensu do IFMS. Esses trabalhos devem apresentar os resultados de estudos, expressando o conhecimento do assunto escolhido, bem como ser realizado sob a supervisão de um(a) orientador(a).
Navegar
Navegando Teses e Dissertações por Orientador "Ravagnani, Fabricio Cesar de Paula"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Desenvolvimento de atividades físicas inclusivas por meio de um guia prático a professores da educação profissional e tecnológicaGauna, Maristela Amaral; Ravagnani, Fabricio Cesar de Paula; IFMS; Vilhoni Junior, Airton Jose; Ravagnani, Fabricio Cesar de Paula; Interdonato, Giovanna CarlaA prática esportiva para pessoas com deficiência tem sido historicamente utilizada como uma ferramenta de reabilitação e integração social, consolidando-se ao longo do tempo como uma importante estratégia educacional e inclusiva. No Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), identificou-se que as deficiências motoras, intelectuais, visuais e de comunicação auditiva, são prevalentes entre os estudantes com necessidades especiais. No entanto, análises dos regulamentos dos Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (JIFMS), revelaram a ausência de modalidades adaptadas que promovam a participação desses estudantes, evidenciando a necessidade de estratégias pedagógicas para uma inclusão efetiva. O objetivo geral desta pesquisa de mestrado foi desenvolver um Guia Prático de Atividades Físicas Inclusivas para professores de Educação Física do IFMS, com vistas a promover práticas pedagógicas inclusivas nas aulas e incentivar a participação plena dos estudantes com deficiência nos JIFMS. Os objetivos específicos foram: avaliar as práticas inclusivas no IFMS, refletir sobre a importância dos esportes adaptados, oferecer ferramentas práticas aos professores e propor diretrizes para a inclusão de esportes adaptados nos eventos esportivos institucionais. A pesquisa, que utilizou uma abordagem quantitativa e qualitativa, baseou-se na criação de produtos educacionais, conforme proposto por Richardson (1999), e foi desenvolvida em etapas: diagnóstico do contexto inclusivo por meio de pesquisa bibliográfica e documental e aplicação de questionários eletrônicos; elaboração do guia; testagem com professores; e revisão com base no feedback recebido. O referencial teórico foi construído com base nas contribuições de autores como Vygotsky, Frigotto, Mantoan e Greguol, que abordam a inclusão escolar, os esportes adaptados e os desafios do capacitismo no contexto educacional. Os resultados mostraram que os professores reconhecem a importância das atividades físicas inclusivas, mas enfrentam barreiras significativas relacionadas à formação profissional e à infraestrutura. A validação do guia indicou que ele é uma ferramenta relevante para auxiliar os professores no planejamento e na implementação de atividades inclusivas, apresentando propostas práticas que promovem o desenvolvimento de habilidades e a integração dos estudantes com deficiência nas práticas escolares e nos JIFMS. Conclui-se que o Guia Prático de Atividades Físicas Inclusivas contribui para o avanço de uma cultura escolar mais inclusiva, destacando o esporte como uma ferramenta para superar desafios e promover o desenvolvimento integral. Recomenda-se que sua implementação seja acompanhada de ações institucionais voltadas à formação de professores e à melhoria da infraestrutura, garantindo que as práticas inclusivas possam ser efetivamente consolidadas no contexto educacional.Item Empreendedorismo e inovação para o ensino técnico integrado: uma possibilidade pedagógicaSilva, Priscila Veloso; Ravagnani, Fabricio Cesar de Paula; IFMS; Riedner, Daiane Damm Tonetto, Correa, Anderson Martins, Ravagnane, Fabricio Cesar de PaulaEste trabalho se insere na Linha de Pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e no macroprojeto “Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT”. O objetivo principal foi mapear práticas pedagógicas do ensino de Empreendedorismo e Inovação ofertadas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul – IFMS, Campus Campo Grande e identificar a percepção dos estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI) quanto à oferta da temática de Empreendedorismo e Inovação na matriz curricular e de que forma um Curso Online Aberto e Massivo (MOOC) de iniciação neste tema poderia estimular a participação dos estudantes em iniciativas empreendedoras e de cunho inovador ofertadas pelo campus, contribuindo assim para o desenvolvimento de características e atitudes empreendedoras ao longo da sua trajetória educacional. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizada uma abordagem quanti-qualitativa, fundamentada na criação de um produto educacional, cuja realização aconteceu em cinco etapas: 1) definição do objetivo geral do curso, 2) identificação das necessidades de aprendizagem dos estudantes e professores pesquisadores, 3) elaboração, 4) testagem e 5) verificação do curso. As três primeiras etapas foram organizadas por meio de uma revisão sistemática (bibliográfica e documental), além de sondagem utilizando questionário fechado (formulário eletrônico), que foi aplicado junto aos estudantes dos EMI do IFMS - campus CG, independentemente de já terem cursado a disciplina de Empreendedorismo e Inovação, sendo esta contemplada no núcleo articulador da formação politécnica. Os resultados obtidos explicitaram que, embora exista um número limitado de investigações que abordem o tema empreendedorismo nos cursos MOOC, destinados a estudantes do EMI, a avaliação do produto educacional desenvolvido, quando aplicado aos estudantes demonstrou ser viável a sua oferta no currículo enquanto formação complementar. O mesmo também ficou evidenciado quando da sua análise feita pelos professores, a partir da convergência entre o conteúdo do curso e as demandas educacionais dos estudantes. Assim sendo, é fundamental entender as habilidades empreendedoras como componentes cruciais no processo de aprendizagem, especialmente quando incorporadas em uma abordagem inovadora de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a partir da reflexão e análise crítica das práticas utilizadas nas aulas de Empreendedorismo e Inovação, fomentando maior envolvimento dos estudantes, tendo em vista que estas habilidades foram delineadas e destacadas como imperativas no enfrentamento dos desafios inerentes ao atual mundo do trabalho.Item Ética e integridade na pesquisa: um curso online para jovens pesquisadoresAlves Júnior, Ivan José; Ravagnani, Fabricio Cesar de Paula; IFMS; Ravagnane, Fabricio Cesar de Paula; Lopes Junior, Dejahyr; Marques, Heitor RomeroO presente trabalho teve como objetivo a criação de um curso on-line de Ética e Integridade na pesquisa, que pudesse ser utilizado pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e/ou por professores orientadores, no esclarecimento de jovens pesquisadores sobre os aspectos éticos requeridos no desenvolvimento de pesquisas envolvendo seres humanos e de integridade científica. Para isso, a pesquisa foi desenvolvida baseando-se na abordagem metodológica para a criação de produtos educacionais, a qual demandou a realização de cinco etapas: definição do objetivo geral do curso, o levantamento das necessidades de aprendizagem dos estudantes e pesquisadores, elaboração do conteúdo e estruturação do curso, testagem e, por último, a revisão do curso. A etapa de levantamento evidenciou que as principais necessidades de aprendizagem de estudantes e professores, em relação aos temas da ética na pesquisa envolvendo seres humanos e de integridade científica, são: resoluções que normatizam as pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil, o Sistema formado pelos Comitês de Ética em Pesquisas (CEP) e o Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e plágio. Na etapa de teste, o curso foi avaliado quanto à sua estrutura, conteúdo e aplicabilidade por estudantes do Ensino Médio, Campus Campo Grande, que participam dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica, e por professores orientadores. Como resultado, tem-se que o curso foi validado em todos os itens avaliados, necessitando, no entanto, de ajuste em uma questão de fixação de conteúdo. Conclui- se que o produto educacional produzido foi considerado um recurso importante a ser utilizado, tanto pelo IFMS quanto por professores orientadores, como auxílio nos esclarecimentos dos aspectos éticos inerentes às pesquisas que envolvem seres humanos e de integridade científica de jovens pesquisadores, promovendo melhores condições para que estes possam realizar suas atividades científicas.Item Guia de orientação de processos e procedimentos administrativos do estágio obrigatório na educação básica profissional e tecnológica do IFMSBotelho, Joaquim Douglas Benites Vaz; Ravagnani, Fabricio Cesar de Paula; IFMS; Borges, Dayanne Sarah Lima; Lopes Junior, Dejahyr; Ravagnani, Fabricio Cesar de PaulaA presente pesquisa tem o objetivo geral de analisar a importância do estágio obrigatório na formação integral dos educandos do Ensino Médio Integrado (EMI) à Educação Profissional e Tecnológica (EPT), bem como desenvolver um guia de orientação, visando auxiliar a comunidade acadêmica do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS) acerca do estágio obrigatório no campus de Campo Grande de Mato Grosso do Sul (CCGMS). A concepção teórica que subsidiou a investigação foi a perspectiva histórico- crítica e conceitual da EPT e os conceitos de apropriação do produto educacional. A pesquisa foi delineada em cinco etapas: 1. Definição dos objetivos (Revisão de literatura e análise documental); 2. Levantamento das necessidades do setor e dos envolvidos com o estágio (Diagnóstico); 3. Desenvolvimento do Guia de Orientação do Estágio Obrigatório (GOEO) (Elaboração); 4. Testagens do produto (Sondagem); 5. Revisão do produto GOEO. A pesquisa caracteriza-se como aplicada e com uma abordagem quali- qualitativa, na qual foi realizada uma análise de dados e de conteúdo. Para isso, foi realizada entrevista com questionários do Google Forms, com respostas abertas e fechadas. Os participantes foram estudantes do EMI e servidores do IFMS envolvidos com o processo de estágio obrigatório no Campus Campo Grande (CCG) e foram selecionados por meio de amostra aleatória e simples. Acreditamos que o GOEO irá auxiliar a comunidade escolar do campus IFMS/CG nos processos e procedimentos administrativos do estágio obrigatório. Com resultado alcançado, acreditamos que GOEO vai ser utilizado para guiar e orientar estudantes e servidores de forma clara e objetiva acerca dos processos e procedimentos administrativos no desenvolvimento da atividade de estágio obrigatório. Além disso, espera-se que o GOEO não fique restrito apenas ao CCG, mas possa ser utilizado com modelo em outras unidades do IFMS.Item Let Us Play: um proposta de formação continuada virtual para docentes de educação físicaReis, Caroline Rezende dos; Ravagnani, Fabricio Cesar de Paula; IFMS; Ravagnane, Fabricio Cesar de Paula, Correa, Anderson Martins, Santana, Hugo Alexandre de PaulaTendo em vista os benefícios da atividade física (AF) para saúde dos escolares e a contribuição da educação física (EF) escolar para o fomento à prática de AF, propomos a produção e implementação de um curso virtual – on-line, massivo e aberto (MOOC), de formação continuada para docentes de EF englobando a temática de AF e saúde, EF na educação profissional e tecnológica (EPT) e a estratégia LET US Play (LUP) – método que visa a maximizar a AF mediante a modificação de jogos e brincadeiras tradicionais a partir da identificação da presença de barreiras primárias à prática de AF. Para tanto, foi necessário inventariar as produções stricto sensu acerca da formação continuada de professores de EF e EF e saúde na escola; produzir o material do curso a partir da revisão de literatura dos temas abordados; organizar o ambiente virtual de ensino e aprendizagem (AVEA); e testar a usabilidade do curso proposto. Realizamos uma pesquisa aplicada, com abordagem quanti-qualitativa. Além da pesquisa bibliográfica, aplicamos questionário para caracterização dos participantes do curso (docentes de EF do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – IFMS), denominados juízes, e um questionário para análise do curso a partir da crítica quanto à sua organização, conteúdo e relevância. A investigação foi guiada pela Análise de conteúdo e pelo índice de validação de conteúdo (IVC). A partir do levantamento dos trabalhos stricto sensu, percebemos que as pesquisas na área são incipientes. De acordo com a percepção dos sujeitos participantes da pesquisa, o curso demonstra potencial para fomentar a reflexão sobre suas práticas profissionais e a importância de incentivar seus alunos a serem fisicamente ativos, além de capacitá-los a aplicar os princípios LUP em suas aulas, sendo indicado um IVC de 0,94 para o quesito organização, 0,90 para o conteúdo e 0,83 para a relevância. O MOOC proposto funciona como uma ferramenta que pode ser utilizada como ação de formação continuada para docentes de EF, a fim de maximizar a AF nas aulas de EF.Item Marca esportiva no ensino médio integrado: uma possibilidade de estimular o pertencimento institucionalMartines, Ricardo Rojas; Ravagnani, Fabricio Cesar de Paula; IFMS; Ravagnane, Fabricio Cesar de Paula, Sinesio, Luis Eduardo Moraes, Santana, Hugo Alexandre de PaulaCriar possibilidade de interação entre integrantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), como, por exemplo ações que promovam eventos esportivos escolares, pode contribuir com a diminuição da evasão escolar. Nesse sentido, a pesquisa aplicada de abordagem quanti-qualitativa investigou o interesse dos estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI) nas atividades esportivas escolares oferecidas pelo Campus Campo Grande no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). O objetivo da pesquisa foi desenvolver uma marca esportiva e uma mascote para o Campus Campo Grande do IFMS, visando estimular o pertencimento institucional dos estudantes e a integração da comunidade escolar. A escolha pelo desenvolvimento de uma marca esportiva e a sua personificação a partir do desenvolvimento da mascote mostraram-se viáveis e inovadoras no EMI por permitir difundir os benefícios agregados pela prática esportiva escolar. Embora a pesquisa não atue diretamente com o ensino-aprendizagem, o projeto está alocado na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), pois relaciona a organização de espaços pedagógicos, inserido por meio da disciplina de Educação Física em ambiente escolar, acionando a importância do esporte escolar como instigador do sentimento de pertencimento institucional. Como referencial teórico, o projeto inicia fundamentado nas concepções da EPT, na inserção da educação física como disciplina em ambiente escolar, chegando à importância das atividades físicas para a manutenção da saúde, bem-estar e desempenho escolar de adolescentes. O projeto conta com uma sequência metodológica para desenvolvimento e validação de produtos educacionais mediante esquema que organiza etapas da pesquisa. Para sistematizar a fundamentação teórica que sustente a hipótese de o esporte ser fator de permanência e êxito do estudante, foi feita uma revisão de escopo. Também se aplicou uma sondagem com caracterização amostral no formato de pesquisa de opinião para o direcionamento na criação da marca esportiva e da mascote. Na sequência, fez-se uma testagem na forma de consulta à comunidade interna para escolher entre três propostas de marcas e mascotes criadas para democratizar a escolha final. Dessa forma, é entregue uma marca esportiva como produto educacional, projetada sob os cuidados de não substituir ou sobrepor a marca oficial do IFMS, com a intenção de somar valores para além daqueles alcançados mediante simples estamparia em uniformes e bandeiras esportivas, de tal maneira que seja utilizado conhecimento técnico-científico para agregar ao novo elemento visual a atribuição de promover nova roupagem na identidade esportiva estudantes do EMI.Item No Play, no Gain: o uso da tecnologia para o monitoramento da prática de atividade física entre estudantes do Ensino Médio Integrado do IFMSLima, Leandro de Souza; Ravagnani, Fabricio Cesar de Paula; IFMS; Ravagnane, Fabricio Cesar de Paula, Montalvao Junior, Arnaldo Pinheiro, Tenorio, Maria Cecilia MarinhoCrianças e adolescentes devem acumular 60 minutos de atividade física moderada ou vigorosa (AFMV) por dia. Entretanto, mais de 80% dessa população apresenta-se como insuficientemente ativa (OMS, 2018). Nesse sentido, a criação de novas estratégias para estimular atividade física realizada por essa população faz-se necessária. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi desenvolver um aplicativo para smartphones, denominado No Play, No Gain, que busca monitorar e maximizar a prática de atividade física realizada pelos estudantes do ensino médio integrado do IFMS. O desenvolvimento deste produto educacional seguiu uma adaptação da metodologia proposta por Richardson et al. (2012) para a criação de produtos educacionais, composta por cinco passos: definição do objetivo do produto educacional, revisão de pesquisas anteriores sobre o tema, elaboração, testagem e revisão do produto educacional proposto. O produto educacional No Play, No Gain foi testado por estudantes do sexto semestre do ensino médio integrado do IFMS – Campus Campo Grande e avaliado por meio de questionário estruturado com escala Likert de cinco pontos, considerando cinco quesitos: funcionalidade, confiabilidade, usabilidade, aspecto visual e envolvimento. O aplicativo proposto foi avaliado de maneira positiva pelos usuários e funciona como uma ferramenta que pode ser utilizada pelos docentes de educação física, a fim de monitorar e maximizar a prática de atividade física realizada pelos estudantes do ensino médio, em busca de atingir os níveis recomendados para promoção e manutenção da saúde.