Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
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Navegando Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) por Orientador "Lopes Junior, Dejahyr"
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Item Conhecer para incluir: uma proposta formativa sobre transtorno do espectro autista (TEA) para servidores do IFMSAraujo, Gustavo Medina; Lopes Junior, Dejahyr; IFMS; Lopes Junior, Dejahyr; Mello, Dante Alighieri Alves de, Zutiao PatriciaEste estudo de mestrado teve, como motivação, uma premissa pessoal e profissional. Dessa forma, destaca-se o Transtorno do Espectro Autista (TEA), tema em questão, que está inserido no convívio familiar do pesquisador, que, frequentemente, busca caminhos para inclusão do seu filho no ambiente de ensino. O autor, como assistente de aluno no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) - campus Aquidauana, percebeu a necessidade de familiarizar-se com os conceitos sobre o TEA do ponto de vista da inclusão escolar. Assim, trazemos como objetivo geral: compreender como está a inclusão escolar de estudantes com TEA no IFMS, campi Campo Grande e Três Lagoas, bem como desenvolver e avaliar um curso de formação on-line sobre TEA na perspectiva da inclusão escolar, no âmbito da EPT, para servidores do IFMS. Em relação ao problema de pesquisa, foi levantada a seguinte questão: Trabalhar conceitos sobre TEA na perspectiva da inclusão escolar, por meio de uma proposta formativa para servidores do IFMS, pode contribuir para inclusão de estudantes com TEA? Sobre a fundamentação teórica, temos a Teoria Histórico-cultural de Vigotski. Dessa maneira, trabalhamos alguns conceitos, tais como: atividades mediadas, processo de formação de conceitos e Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). No que diz respeito ao método, o estudo é exploratório, cuja finalidade é aplicada, com base em uma abordagem qualitativa. Para a análise de dados, utilizamos os preceitos da Análise de Conteúdo de Bardin. O estudo dos relatórios mostrará a relevância de adaptações curriculares, práticas educativas inclusivas; como o ensino colaborativo – união de saberes em prol da inclusão escolar. Para tal, é indispensável que os servidores sejam capacitados sobre o tema e que sejam incentivados os debates na instituição. O fato de não haver profissionais da educação especial, como mostram os relatórios do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), impossibilitou uma assistência especializada, que poderia auxiliar nas dificuldades dos estudantes. Como Produto Educacional (PE), optamos por produzir um curso on-line de 30 horas na modalidade Curso Livre, usando a plataforma Moodle do IFMS. O curso contém em seu escopo estudos sobre o TEA, inclusão escolar e história e política dos Institutos Federais. Quarenta servidores inscreveram-se no nosso curso livre, mas 26 concluíram, o que representou um aproveitamento de 65%. O resultado deste estudo mostra que o nosso curso livre foi eficiente para aquisição do conhecimento e para momentos de reflexão e debates sobre a temática. Cabe referir que 20 estudantes que iniciaram o curso com pouco ou nenhum conhecimento sobre o TEA, tiveram média de 9,4 na avaliação final, sendo 10 nota máxima. Além disso, todos os cursistas concluintes confirmaram que o curso proporcionou momentos de reflexão e 96,15% consideraram aplicar o conhecimento adquirido no ambiente escolar. O nosso trabalho, junto a outras ações promovidas pelos Institutos Federais, tem estimulado discussões sobre o TEA. Participamos de eventos em que o nosso projeto juntou-se a outras ações que, de alguma forma, trouxeram o tema para a escola. Também fomos responsáveis por três artigos científicos e um projeto de extensão.Item Diversidade e relações étnico-raciais na educação profissional e tecnológica: uma proposta de curso livre sobre enfrentamento ao preconceitoLeal, Franklin Paulino; Lopes Junior, Dejahyr; IFMS; Silva, Milene Bartolomeu, Lopes Junior, Dejahyr, Vinhole junior, Airton JoseO desenvolvimento desta dissertação, no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), objetivou investigar questões relacionadas à diversidade e às relações étnico-raciais, sobretudo abordar esta temática em sala de aula. A abordagem adotada foi orientada sob uma perspectiva formativa, com vistas a combater as diversas formas de preconceito, e ainda compreender a constituição das identidades dos docentes licenciados e não licenciados da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) envolvidos em processos de formação continuada. A escolha dessa temática foi motivada pela identificação de desafios na promoção de debates sobre diversidade pelos professores, considerando a presença de diferenças socioculturais, cuja pesquisa utilizou retratos sociológicos como percurso metodológico. O presente estudo contou com a participação de professores do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). No que tange ao embasamento teórico, a investigação fundamentou-se em estudos de autores renomados, tais como Claude Dubar, Bernard Lahire, Carlos Marcelo, Yves Chevallard, Clermont Gauthier, Selma Garrido Pimenta, Francisco Imbérnon, Almeida (2018), Bethencourt (2018), Ciavatta (2003), Ramos (2002) e Saviani (2007), entre outros. A análise dos resultados revela que, ao longo de suas trajetórias sociais, os professores desenvolveram disposições fundamentais tanto para o exercício da profissão quanto para o aprimoramento de seus conhecimentos como docentes. O curso livre, desenvolvido com a perspectiva de proporcionar aos professores um novo olhar sobre a temática e o combate ao preconceito, emerge como um componente essencial nesta dissertação. Ao analisar os resultados finais do curso, torna-se evidente uma mudança significativa no interesse dos professores em relação à importância da temática e sua relevância no contexto da sala de aula, evoluindo para a construção de uma sociedade mais justa. Esta constatação ressalta não apenas a eficácia do curso em provocar transformações nas percepções dos docentes, outrossim em sua capacidade de inspirar uma abordagem mais engajada e consciente no tratamento de questões étnico-raciais. O curso revela-se como uma ferramenta fundamental na promoção de uma educação inclusiva e na formação de professores comprometidos com a construção de um ambiente educacional que valorize a diversidade e contribua para a edificação de uma sociedade mais equitativaItem Elaboração de um sistema de medição de desempenho para laboratórios de construção digitalBarbosa, Diego Henrique Oliveira; Lopes Junior, Dejahyr; IFMS; Lopes Junior, Dejahyr, Correa, Anderson Martins, Taveira, Jose Carlos, Neivock, Matheus PiazzalungaAtualmente, é crescente o interesse por espaços de construção digital fazendo parte de projetos educacionais públicos e privados, uma vez que o desenvolvimento tecnológico possibilitou que a estruturação desses ambientes se tornasse economicamente viável. Nesse sentido, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul constituiu os laboratórios de construção digital IFMaker nos seus dez campi, inspirados nos Fab Labs. Consequentemente, com a estruturação desses laboratórios, desenvolveu-se a necessidade de gerenciar e monitorar o desempenho dessas unidades. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo principal desenvolver um sistema de medição de desempenho para as unidades do IFMaker, considerando os aspectos fundamentais da Educação Profissional, Científica e Tecnológica e a concepção que a instituição possui sobre esses laboratórios. Para tanto será necessário compreender as bases fundamentais da Educação Profissional, Científica e Tecnológica, as características conceituais dos laboratórios de construção digital e a visão, por meio dos documentos oficias e principais atores, que a instituição possui sobre o IFMaker. A expectativa é que após o desenvolvimento do sistema de medição de desempenho, o mesmo seja validado pela instituição e implementado para auxiliar no gerenciamento das unidades.Item Estágio curricular consciente: interação teoria e prática no ensino médio integrado do IFMSMarchini, Jhonny Alencar; Lopes Junior, Dejahyr; IFMS; Lopes Junior, Dejahyr; Veimrober Junior, Lucio Aderito dos Anjos; Ravagnani, Fabricio Cesar de PaulaO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) organiza sua proposta curricular com base na formação integral dos estudantes, promovendo a articulação entre a formação técnica e a propedêutica. Essa estrutura curricular é projetada para destacar os conhecimentos da área profissional, por meio de unidades curriculares diversificadas, que priorizam atividades voltadas ao desenvolvimento científico e tecnológico, com foco em sua aplicação no contexto do trabalho. Neste cenário de Ensino Médio Integrado, o presente estudo visou explorar os desafios que surgem para os estudantes, principalmente a partir do terceiro semestre, conforme o Projeto Pedagógico do Curso (PPC). A conexão entre estágio, curso e estudante é um aspecto crucial para assegurar a coesão entre a formação teórica e a prática profissional, permitindo que os estudantes compreendam melhor a importância do Estágio Curricular Supervisionado (ECS). A pesquisa teve como objetivo examinar, entre os estudantes habilitados à realização do estágio conforme o PPC de cada curso, suas percepções acerca do papel e dos objetivos do ECS, além de investigar a articulação entre os saberes teóricos e a prática e os benefícios do estágio no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Para a coleta de dados, empregou-se um questionário semiestruturado com questões abertas e fechadas, complementado pela análise de conteúdo simplificada, segundo o método de Laurence Bardin, compreendendo três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Os achados indicaram que a pesquisa atendeu, em parte, aos objetivos geral e específico, devido à limitada diversidade da amostra de participantes em comparação ao inicialmente previsto. Contudo, o produto educacional desenvolvido busca auxiliar estudantes de todos os semestres do Ensino Médio Integrado na compreensão dos aspectos do ECS, também os impactos de sua relevância no processo de formação acadêmica e profissional e no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, promovendo, assim, a formação de estudante com um perfil crítico que o prepare tanto para a verticalização quanto para o mundo do trabalho.Item Feira de Ciências: Uma Investigação do Processo de AvaliaçãoAzevedo, Euricleia de Souza; Lopes Junior, Dejahyr; IFMS; Lopes Junior, Dejahyr, Sa Teles, Danilo Ribeiro de, Dorsa, Arlinda CanteroOs Institutos Federais oferecem educação profissional na perspectiva de formação integral que reconheça o estudante em todas suas dimensões, habilitando-o a participar ativamente como agente transformador, tendo o trabalho por princípio educativo e a ciência como princípio pedagógico. Nesse contexto, assumimos as Feiras de Ciências como importantes espaços sociais, científicos e culturais. Tendo em vista a importante relação entre a proposta de formação assumida pelos Institutos Federais e as Feiras de Ciências, uma vez que estas contribuem para o alcance daquela, esta pesquisa buscou identificar a percepção dos envolvidos na Feira de Ciência e Tecnologia de Campo Grande (Fecintec) sobre a finalidade do evento, que é voltado à educação básica, do ensino fundamental II ao médio. A investigação qualitativa acerca do processo de avaliação presencial dos trabalhos na Fecintec apontou as principais fragilidades e potencialidades sobre o processo de avaliação na Feira e reforçou, ainda, as múltiplas contribuições que o evento oferece aos estudantes e instituições escolares, estimulando o desenvolvimento de pesquisas desde o ensino fundamental e ampliando a alfabetização científica nas escolas. Os dados obtidos foram analisados utilizando a técnica de análise de conteúdo, fundamentada em Bardin. Os resultados corroboram a importância da Fecintec enquanto espaço social, científico e cultural, assim como sua contribuição para educação científica no ensino básico. Todavia, demonstram a necessidade de formação para os avaliadores e adequação do espaço físico. Ficou evidente que o modelo de avaliação adotado na Fecintec é característico de exame, sendo classificatório, seletivo e excludente, em descompasso com a proposta de formação dos Institutos Federais.Item Investigação da Aprendizagem por meio de uma Sequência Didática de Aulas Práticas de Instalações Hidrossanitárias com Base na Teoria Das Situações DidáticasLeite, Tomaz Leal; Lopes Junior, Dejahyr; IFMS; Lopes Junior, Dejahyr, Mello, Dante Alighieri de, Cavazzana, Guilherme HenriqueA presente pesquisa possui como objetivo investigar o processo de aprendizagem dos estudantes na unidade curricular de instalações hidrossanitárias do curso Técnico Integrado em Edificações, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), Campus Aquidauana, por meio da aplicação de uma sequência de aulas práticas, identificando desafios e potencialidades no processo de aprendizagem. Para tal, foi planejada uma sequencia didática (SD), à luz dos princípios filosóficos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e sob a ótica da Teoria das Situações Didáticas (TSD), de Guy Brousseau, explorando situações adidáticas, onde o estudante assume parte da responsabilidade por sua aprendizagem e soluciona problemas sem uma prévia solução exposta pelo professor. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de cunho qualitativo e com análise descritiva, utilizando como procedimentos metodológicos os conceitos da Engenharia Didática, teoria desenvolvida com base em estudos da didática francesa. A sequência de aulas práticas desenvolvida e aplicada, na forma de um produto educacional do Programa de Mestrado ProfEPT, elaborado à luz da TSD e testado sob a égide da Engenharia Didática, pode contribuir para boas práticas de ensino na EPT, além de proporcionar reflexões acerca de práticas educativas possíveis às unidades técnicas dos cursos integrados. Após a aplicação da SD foi possível a identificação de alguns desafios, inerentes sobretudo ao contexto pandêmico e ao ensino parcialmente remoto compulsoriamente adotado às ações. Também foi possível a visualização de potencialidades no processo de aprendizagem, no que tange à capacidade dos estudantes de procederem de maneira autônoma às resoluções dos problemas propostos e, ainda, a presença indissociável entre teoria e prática na interação com as atividades projetadas pelo professor. Destaca-se o elevado potencial de aplicabilidade e impacto do produto gerado por meio desta pesquisa no contexto da EPT e, além disso, a possibilidade de adaptação deste para outros contextos, considerando a compatibilidade mínima entre objetivos de aprendizagem a ser observada.Item O ensino de função polinomial de primeiro grau para alunos surdos: um olhar sobre o ensino médio integradoMenezes, Isabela Marinho; Lopes Junior, Dejahyr; IFMS; Lopes Junior, Dejahyr, Zutiao, Patricia, Correa, Anderson MartinsA legislação brasileira assegura que os direitos das pessoas surdas sejam garantidos. Contudo, fornecer o direito à educação de qualidade a qualquer pessoa, representa algo muito mais complexo, em comparação, na realidade, ao que a lei preconiza. Incluir significa conviver, aprender, e oportunizar o acesso com respeito e autonomia. Construímos uma sequência didática inclusiva aos alunos surdos que cursam o Ensino Médio Integrado, com o enfoque no conceito matemático de função polinomial de primeiro grau. A presente pesquisa reflete sobre a figura do docente como elemento fundamental para que essa inclusão escolar, de fato, seja uma realidade, sobretudo no que tange a interação com o profissional tradutor e intérprete de Libras. Questionamos: como a orientação sobre recursos visuais pode ampliar a qualidade de ensino e aprendizagem de função polinomial de primeiro grau à alunos surdos do ensino médio? Para tanto, nosso objetivo geral visa contribuir com a acessibilidade do ensino de função polinomial de primeiro grau para alunos surdos do Ensino Médio Integrado por meio de um Guia de orientações aos professores de Matemática, sustentado por práticas inclusivas. A pesquisa operacionaliza-se a partir de uma investigação qualitativa, com revisão bibliográfica, realização de entrevistas semiestruturadas, preenchimento de formulário no Google Forms e construção de um material auxiliar. Investigamos sete docentes de Institutos Federais brasileiros que atuam com estudantes surdos. Como produto educacional elaboramos um Guia de Apoio aos professores de Matemática, com orientações que os auxiliem na criação e adaptação das atividades, considerando as especificidades das pessoas surdas, no que tange à exploração do canal viso-espacial nas aulas. Esse material passou pela validação de professores surdos que contribuíram, inclusive, com a abordagem de suas dificuldades no ensino de alunos surdos. Acreditamos que o trabalho favorece a inclusão dos alunos surdos e principalmente a formação dos professores que trabalham com esses alunos, que nem sempre encontram fontes na literatura para orientá-los a como lecionar para esses alunos na sala regular. Essa dissertação contribui com a garantia do acesso e, principalmente da adoção dessa perspectiva bilíngue na educação, com base no ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como a primeira língua e a língua portuguesa como a segunda língua das pessoas surdas, fomentando a criação de novos materiais voltados à comunidade surda, bem como, o reconhecimento de sua língua, identidade e cultura.Item Transformando Vidas: O papel do curso de extensão avante Nova Lima e Santa Emília no desenvolvimento de estudante em vulnerabilidadeLopes, Maria Terezinha; Lopes Junior, Dejahyr; IFMS; Lopes Junior, Dejahyr; Barboza, Edir Neves; Ravagnani, Fabricio Cesar de PaulaEsta pesquisa propõe um estudo de caso do projeto "Curso de Extensão Avante Nova Lima e Avante Santa Emília - Primeira fase". Iniciado em agosto de 2014, o estudo é conduzido pelo IFMS em parceria com as comunidades de Nova Lima e Santa Emília, visando oferecer capacitação em diversas áreas para contribuir com o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes, especialmente estudantes de escolas públicas em vulnerabilidade. O objetivo é analisar o processo de oferta e os impactos do projeto de extensão 'Avante Nova Lima e Avante Santa Emília' no desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes e na integração entre o IFMS e as comunidades locais. A pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), do Macroprojeto Práticas Educativas no Currículo Integrado. Como produto educacional foi produzida uma cartilha informativa com a finalidade de apresentar o presente projeto de extensão como possibilidade de desenvolvimento social e pessoal dos estudantes participantes. Neste sentido, o produto educacional consiste em uma Cartilha Informativa elaborada para compartilhar as realizações, impactos e benefícios do projeto de extensão em análise, além de destacar a importância da extensão e seu papel na integração da instituição com a comunidade. O estudo incluiu revisão bibliográfica sobre a importância de projetos de extensão do IFMS, busca e análise de projetos de extensão na literatura acadêmica e bases de dados como Google Acadêmico, Scielo e Science Direct, e análise do caso em questão.