Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
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Navegando Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) por Orientador "Mello, Dante Alighieri Alves de"
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Item Coordenações de cursos técnicos: perspectivas da atuação profissional na busca pela integração entre ensino, pesquisa e extensão, com base na teoria histórico-culturalOliveira, Joanne Romão de; Mello, Dante Alighieri Alves de; IFMS; Mello, Aislan Vieira de; Mello, Dante Alighieri Alves de; Brito, Wanderlei Azevedo deNo contexto da Educação Profissional e Tecnológica, as práxis dos servidores que atuam na gestão de uma instituição vislumbram o cumprimento de seus objetivos institucionais. Inserido na linha de pesquisa “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)” do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), este trabalho objetivou verificar se a prática profissional, as atribuições e as responsabilidade dos coordenadores de curso contemplam a efetivação do princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O princípio é referência para o modelo educacional proposto pelos Institutos Federais, sendo contemplado na missão institucional do IFMS. Este estudo é qualitativo, de natureza aplicada quanto à sua finalidade, e exploratório e descritivo em relação aos seus objetivos. A coleta de dados deu-se pela pesquisa bibliográfica, levantamento documental e entrevista semiestruturada. Apoiados na abordagem histórico-cultural de Vygotsky, o referencial teórico englobou o planejamento, o desenvolvimento e a aplicação do produto educacional, além de articular-se à análise dos resultados por meio da análise microgenética. Os dados indicaram que, embora os coordenadores reconheçam a importância do princípio, muitos enfrentam desafios institucionais e operacionais que dificultam sua implementação plena. Isso reforça a necessidade de uma estrutura institucional mais comunicativa e que forneça mais capacitações voltadas ao aprimoramento das práticas de gestão. A microgenética aplicada à análise das entrevistas permitiu compreender as transformações nas práticas dos coordenadores ao longo do tempo. O produto educacional elaborado foi um e-book: “Coordenações de curso: diálogos entre ensino, pesquisa e extensão”. Os participantes da pesquisa destacaram sua importância como ferramenta de orientação inicial e suporte para novos coordenadores, considerado útil para facilitar o diálogo na comunidade acadêmica. No entanto, foi sugerido que o e-book seja complementado com uma formação mais ampla e que seja atualizado regularmente para se manter relevante. No geral, foi visto pelos participantes como um recurso valioso, com potencial para contribuir significativamente para o desempenho dos coordenadores de curso.Item Educação Financeira dos Estudantes do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio do Campus Campo Grande do IFMS: dos conhecimentos prévios à visão de futuroLima, Inêz Rozana de; Mello, Dante Alighieri Alves de; IFMS; Oliveira, Edilene Maria de; Mello, Dante Alighieri Alves de; Freitas, Renata Gomes de Abreu“O tempo passa, meu salário voa”. “Eu mereço, vou parcelar”. “Investir é para ricos”. São frases populares que permeiam o pensamento das pessoas quando o assunto é dinheiro. Notadamente, existe sofrimento entre o que se quer e o que realmente é possível obter como fruto da renda e do trabalho. Apelos ao consumo estão por todas as partes, o que pode levar ao descontrole financeiro, mas poupar pode ser tão instigante e prazeroso quanto comprar um objeto a mais. Basta uma mudança de mentalidade por meio da conscientização e do aprendizado. Contudo, isso não é tão fácil e também não é tradicionalmente ensinado às pessoas, especialmente na educação básica. A matriz curricular dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus Campo Grande do IFMS não contempla o conteúdo de Educação Financeira. Embora a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018 tenha abordado a educação financeira nos Temas Contemporâneos Transversais, os Institutos Federais não são obrigados a aderir às normativas da nova BNCC, por terem legislação própria. Esta lacuna nos motivou às seguintes questões de pesquisa: os estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus Campo Grande do IFMS têm conhecimentos sobre educação financeira? Como podemos contribuir para despertar o interesse pela temática? Assim, este estudo analisou os conhecimentos prévios e a visão de futuro destes estudantes do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio quanto às questões financeiras. O referencial teórico apoiou-se em autores que abordam a importância da educação financeira em todas as fases da vida. A teoria histórico-cultural, de Vygotsky, nos deu o embasamento teórico-metodológico para a elaboração, aplicação do produto educacional e análise dos dados obtidos, tendo envolvido também a análise microgenética. Acreditamos que o ensino da educação financeira pode trazer valiosa contribuição na formação geral dos estudantes e, por esta razão, desenvolvemos como produto educacional um curso presencial de 10 horas, em formato de Sequência Didática, à luz de Zabala. Foram convidados a participar da pesquisa estudantes do período da manhã, visto que o curso foi ofertado no período da tarde para os 40 primeiros inscritos. O produto educacional aplicado teve o objetivo de despertar nos estudantes a importância de se ter educação financeira aliada a práticas e a comportamentos presentes e futuros. O minicurso alcançou seu objetivo com sucesso, refletido pela ativa participação e pelos indícios de evolução conceitual nos conhecimentos prévios dos estudantes. As avaliações realizadas antes, durante e depois do curso revelaram um aumento substancial na compreensão dos tópicos discutidos, indicando que os participantes assimilaram de maneira eficaz o conteúdo apresentado. Por outro lado, devido à extensão e à complexidade do conteúdo, especialmente do terceiro encontro, verificamos a necessidade de um maior aprofundamento, ação que indicamos aos professores que forem replicar o produto educacional. Esperamos que o curso possa servir a todos que tiverem interesse no assunto, incluindo outras escolas e instituições, servindo ao propósito de despertar nos estudantes a vontade de viver uma vida financeiramente equilibrada.Item Gestão e disponibilização da produção técnico-científica dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia por meio de repositórios institucionaisPorto, Vera Lúcia Solano Feitosa; Mello, Dante Alighieri Alves de; IFMS; Mello, Dante Alighieri Alves de, Pereira, Rodrigo, Lopes Junior, DejahyrNão obstante o tempo de criação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), que completou 10 anos em 2018, sua comunidade acadêmica e seu corpo docente têm se destacado por meio de significativas pesquisas científicas. Essas produções, por sua vez, poderiam estar mais amplamente disponíveis para a sociedade, em especial se considerarmos o potencial de diversos recursos tecnológicos possibilitados pela internet, os avanços constantes das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e as contribuições do Movimento do Acesso Aberto para a democratização de acesso ao conhecimento científico. Para solucionar problemas como estes, muitas instituições de ensino estão fazendo uso de Repositórios Institucionais (RI). Os repositórios tornaram-se ferramentas úteis às instituições de ensino, pois possibilitam reunir, organizar, preservar e disponibilizar a produção intelectual da instituição nos mais diversos formatos. Nesta pesquisa, inicialmente, buscamos responder às seguintes perguntas: de que maneira o IFMS disponibiliza sua produção técnico-científica? A maneira atual consegue atender às necessidades da comunidade acadêmica? A partir disso, objetivou-se implantar um repositório digital (DSpace©) no campus Coxim do IFMS, como projeto experimental. A metodologia adotada neste trabalho é a pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica e documental. Foram coletados dados por meio da aplicação de quatro questionários com os seguintes objetivos: identificar como se dá o processo de coleta, organização, disponibilização e a efetiva usabilidade dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) no IFMS; avaliar a possível necessidade e interesse da comunidade acadêmica por um Repositório Institucional; analisar o impacto de um repositório experimental instalado no campus Coxim; aplicar e analisar um produto educacional, o Compila.IF, site desenvolvido por meio desta pesquisa e disponível gratuitamente pelo endereço eletrônico compilaif.wixsite.com/website. O produto educacional tem por objetivo disponibilizar o acesso aos RI implantados nos IF, poupando tempo dos pesquisadores e interessados nas pesquisas desenvolvidas nessas instituições, bem como trazer informações de como depositar, nesses repositórios, dicas de pesquisa que podem facilitar e otimizar o tempo dos usuários nessas plataformas e em outras bases de pesquisas, além de sugestões aos profissionais da informação e docentes para que promovam e potencializem o uso dos RI. Os resultados desta pesquisa demonstram que há a necessidade de se instituir procedimentos padronizados para a gestão e disponibilização dos TCCs pelas bibliotecas do IFMS. A solução apontada para essa questão seria a adoção do trabalho de forma sistêmica, ou seja, a implantação do Sistema de Bibliotecas do IFMS, uma vez que são dez bibliotecas na Instituição que executam as mesmas atividades, e isso poderia facilitar a relação entre os gestores, bibliotecários e, especialmente, com os usuários. Conclui-se, principalmente, que há a necessidade de implantação de um RI no IFMS, quer seja pelo interesse dos estudantes, quer seja pelos professores e principalmente para os bibliotecários, que poderão auxiliar fortemente na disseminação das produções técnico-científicas produzidas na Instituição.Item Imersão ao Contexto do Empreendedorismo Subsidiado por um Jogo de Negócios Mediado em um Instituto Federal de Educação, Ciência e TecnologiaXavier, Bruno Delmondes; Mello, Dante Alighieri Alves de; IFMS; Mello, Dante Alighieri Alves de, Correa, Anderson Martins, Souza, Roosiley dos SantosO Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) é uma instituição que tem objetivo de oferecer educação profissional de nível médio para concluintes do ensino fundamental e também para jovens e adultos, além de diversas outras modalidades de ensino. Nos currículos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, há disciplinas de empreendedorismo e também o Programa de Empreendedorismo Inovador (Pemin) que tem como objetivo apoiar os estudantes e a comunidade a desenvolver ideias de empreendimentos inovadores, oferecendo suporte, proteção intelectual, formação complementar, dentre outras atribuições. Diante disso, pensamos em estruturar um curso de educação para o empreendedorismo para aplicação no contra turno escolar, a fim de complementar as formações já existente no IFMS. A partir de aulas síncronas por videoconferências, o curso Imersão ao Contexto do Empreendedorismo (ICE) foi ministrado em seis encontros, sendo cinco articulados pela ferramenta Plano de Negócios com auxílio da metodologia da problematização com o Arco de Maguerez, e o sexto encontro foi a aplicação de um jogo de negócios mediado, cuja dinâmica entre oferta e demanda simulada em uma região hipotética, era atender às metas dos investidores, a partir de um aporte financeiro inicial. Por meio da teoria de Vigotski do desenvolvimento humano, a pesquisa teve por objetivo investigar indícios de aprendizagem e conexões histórico-culturais dos cinco estudantes concluintes do curso, sendo dois deles adolescentes estudantes de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFMS e três adultos, sendo um estudante do ensino superior, um servidor do quadro técnico do IFMS e uma advogada estudante do curso de línguas. Analisamos as interações e os discursos em aula, questionários, entrevistas com estudantes e com os pais dos adolescentes. O Plano de Negócios entregue por cada um dos concluintes contribuiu para a detecção de indícios de aprendizagem, por exigir descrições estratégicas do modelo de negócios idealizado. Durante as aulas, principalmente nas questões norteadoras, os conceitos espontâneos e científicos se entrelaçavam. Nesta oportunidade, a intermediação do professor na Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), a partir da compreensão do Nível de Desenvolvimento Real (NDR) dos estudantes, foi fundamental para as devidas correções e esclarecimentos dos conceitos sistematizados. O olhar atento do professor na ZDP dos estudantes foi de fundamental importância, pois em certo momento foi necessário reestruturar as aulas de conteúdo financeiro, devido às dificuldades de compreensão. Percebemos que a ausência de conceitos anteriores da educação financeira nos estudantes criou obstáculos na aprendizagem. Desta forma, faz-se necessária maior dedicação no assunto, por meio de um trabalho pedagógico conceitual anterior à aplicação no plano de negócios. Fruto da pesquisa, o curso ICE foi encartado com link de acesso para download da ferramenta Plano de Negócios em Microsoft Excel®, e está disponível como Produto Educacional, de forma que possa ser adaptado a outros contextos educativos.Item O empreendedorismo com base na teoria de Vygotsky: uma proposta para estudantes do ensino técnico integrado ao ensino médioMenezes, Lizandra Almeida de; Mello, Dante Alighieri Alves de; IFMS; Mello, Dante Alighieri Alves de, Oliveira, Gustavo Magalhaes de, Sanavria, Claudio ZarateDe modo geral, entre os estudantes brasileiros é comum uma certa falta de compreensão sobre o tema empreendedorismo, fato este que motivou a realização desta pesquisa. Em resumo, foi desenvolvido o conceito de empreendedorismo como processo de iniciativa para a implementação de novos negócios e/ou mudanças e análises em empresas já existentes, e como fonte de criação de valor por pessoas e organizações, demonstrando-o como principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país, e deixando assim de lado a simples ideia de que ser empreendedor é somente “abrir um negócio”. Diante desta abordagem, espera-se compreender a atuação do docente no que diz respeito ao ensino prático de empreendedorismo no ensino médio integrado do IFMS. Buscou-se verificar a real percepção que o aluno tem sobre o que é ser empreendedor, mostrando na prática como se faz uma análise deste ambiente e que ser empreendedor não é somente ter um negócio. O objetivo deste estudo foi investigar a evolução conceitual dos estudantes do Ensino Médio Integrado do IFMS sobre empreendedorismo e inovação e seus desdobramentos, desenvolvendo atitudes empreendedoras, como fonte de promoção do desenvolvimento econômico, renda e melhoria da qualidade de vida, demonstrando suas competências e impacto no cenário econômico brasileiro. A pesquisa se classifica como qualitativa, de natureza aplicada, com objetivos de caráter descritivo exploratório. Foram realizadas aulas expositivas, uma vez por semana, durante cinco semanas, com a participação de no máximo 15 (quinze) alunos, constituído de cinco grupos com três alunos, podendo ter no mínimo 10 (dez) alunos, para que se tenha no mínimo cinco duplas, para que tenha esse número de estudantes. Pode-se verificar que houve uma evolução conceitual na percepção do que é ser empreendedor, bem como conhecimentos de outros temas abordados.Item O gênero charge como possibilidade de potencializar o ensino e a aprendizagem no ensino técnico integradoRios, Wilmara Aparecida; Mello, Dante Alighieri Alves de; IFMS; Mello, Dante Alighieri Alves de; Montalvao Junior, Arnaldo Pinheiro; Francisco, Eva CristinaO gênero charge utiliza diversas linguagens fundamentadas tanto no texto quanto no pictórico, ou exclusivamente no pictórico, instigando o pensamento crítico do leitor e levando-o a se posicionar diante da imagem, mesmo que de forma sutil. Trata-se de um texto polifônico, pois uma temática abordada pode gerar múltiplas discussões e interpretações. Em sala de aula, a charge pode estimular a criticidade dos estudantes, uma das condições essenciais para a formação omnilateral. O fato de as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) oportunizarem o ensino da charge nas Práticas de Linguagens motivou a questão de pesquisa deste projeto: como o gênero textual charge pode ser trabalhado em sala de aula como material didático para aprimorar a leitura e a compreensão textual? Esta pesquisa, realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFMS (ProfEPT), teve o objetivo geral de analisar as potencialidades do uso do gênero charge como prática educativa na EPT e explorar essas possibilidades por meio de uma Sequência Didática (SD) à luz de Zabala (produto educacional). Os referenciais teóricos e metodológicos utilizados foram a Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky, a Semiótica de Charles Peirce, os gêneros discursivos propostos por Bakhtin, Bonini, Fonseca e Silva quanto ao uso da charge, além de Zabala e Vygotsky para tratar da Sequência Didática. A pesquisa teve uma natureza aplicada, sendo descritiva, exploratória e com abordagem qualitativa. As fontes de dados incluíram questionários (para docentes e estudantes) e gravações em vídeo das aulas. A SD foi aplicada a 34 estudantes do Campus Campo Grande do IFMS em dois encontros presenciais sequenciais de 90 minutos cada, ambos com a presença do professor da disciplina de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Entre as duas aulas presenciais foi aplicada uma atividade assíncrona via Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) Moodle. Durante a Sequência Didática os estudantes também criaram charges, permitindo a aplicação prática dos conceitos aprendidos. Buscamos identificar os conceitos prévios dos estudantes sobre as linguagens e analisar os principais aspectos nos quais o produto educacional poderia contribuir para uma nova perspectiva de ensino/aprendizagem sobre a utilização da charge na EPT. Procuramos descobrir as possíveis barreiras que limitam os professores a utilizarem as charges como ferramenta de ensino e aprendizagem em diversas disciplinas, além de incentivar aos estudantes a criatividade e o uso de charges como linguagens significativas. Os resultados desta pesquisa contribuíram com dados e informações que demonstraram a possibilidade de utilizar a charge como recurso pedagógico para potencializar o ensino/aprendizagem no campo das linguagens significativas. A pesquisa abordou conteúdos sociocientíficos e estimulou o desenvolvimento das habilidades argumentativas dos estudantes, contribuindo para uma formação omnilateral.Item Orientação Profissional: uma proposta para estudantes de cursos técnicos integrados ao ensino médioTeodoro, Vanessa; Mello, Dante Alighieri Alves de; IFMS; Mello, Dante Alighieri Alves de, Lopes Junior, Djahyr, Paes, Paulo Cesar DuarteA conclusão do Ensino Médio é, para muitos jovens, um momento marcado por tensões geradas pelas incertezas e expectativas frente às próximas etapas de suas vidas profissionais. Nesse contexto, os concluintes do Ensino Médio nos Institutos Federais de Educação têm, no curso técnico integrado, um diferencial sobre os demais jovens que vivenciam a transição para o mundo do trabalho. Porém, essa especificidade assume valores díspares a depender do modo como configuraram as trajetórias de vidas de cada um, as personalidades, os contextos sociais etc. Para preencher certas lacunas no preparo para o mundo do trabalho, algumas instituições educacionais oferecem orientação profissional. Contudo, um levantamento bibliográfico sobre orientação profissional no Brasil apontou uma insuficiência de literatura com foco na ressignificação de valores e na ampliação da consciência. Assim como há poucas referências direcionadas para a formação técnica integrada. Sendo assim, restou a dúvida: se haveria uma forma de oferecer orientação profissional no decorrer de um curso técnico integrado ao Ensino Médio que apresentasse, além de possibilidades laborais, condições sociais, históricas, individuais e coletivas para estruturar as escolhas profissionais, tornando o estudante mais consciente de suas decisões futuras. A proposta para responder tal problema partiu de um referencial teórico baseado nas investigações de Vigotski sobre o desenvolvimento psicológico. Adotou-se, para tanto, uma metodologia de pesquisa qualitativa pautada na observação de indícios que conduziram à elaboração de uma Oficina de Orientação Profissional em formato online. Foram criados quatro módulos para viabilizar o autoconhecimento, a exploração de variadas configurações do mundo do trabalho e o significado adquirido pela formação técnica dentro dos interesses pessoais dos participantes. A análise dos resultados se concentrou na verificação da eficiência de cada módulo no atendimento ao que preconiza a teoria que embasou a pesquisa pautando-se em minúcias e indícios de internalização propostos pelo método da Análise Microgenética. Também se utilizou da observação de duas nuvens de palavras, elaboradas no início e no fim da oficina, pela definição dos participantes quanto ao mundo do trabalho e futuro profissional. A aplicação da oficina (produto educacional) aconteceu entre os meses de outubro e novembro do ano de 2020, momento de pandemia da COVID-19, com quinze inscritos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), dos quais quatro realizaram acima de noventa por cento das atividades propostas. Os resultados deram conta de que as hipóteses de inseguranças, receios e dúvidas levantadas na fase exploratória se confirmaram nas respostas ofertadas nos questionários socioculturais. Por outro lado, as últimas nuvens de palavras realizadas pelos concluintes indicaram que houve a internalização de conceitos tratados nas atividades, pois remetem a conceitos e experiências que surgiram durante as atividades. Sendo assim, demonstrou-se válido o formato proposto para a ampliação da consciência dos participantes, pois os dados analisados sugerem que estes jovens internalizaram boa parte do que experienciaram na oficina. O roteiro de atividades decorrentes deste estudo configura-se como um produto educacional que poderá ser replicado com as adaptações necessárias dentro de cada contexto.Item Proposta de Aplicação de Atividades Práticas On-Line integrando Eletrodinâmica e ArduinoSiscar, Hugo Eduardo Pimentel Motta; Mello, Dante Alighieri Alves de; IFMS; Mello, Dante Alighieri Alves de, Diemer, OdairÉ consensual que a aprendizagem de Física não é trivial para a maioria dos estudantes. Por esta razão, diversas pesquisas vêm sendo realizadas ao longo dos anos com o objetivo de investigar estratégias de ensino e aprendizagem que facilitem estes processos. Uma das possibilidades de investigação tem como foco o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Neste sentido, esta pesquisa teve a finalidade de analisar o processo de aprendizagem de Física a partir da aplicação de atividades práticas on-line integrando eletrodinâmica e Arduino. A eletrodinâmica trata de conceitos importantes de eletricidade que muitas vezes não são bem compreendidos pelos estudantes do ensino médio. Utilizamos a ferramenta on-line Tinkercad para realizar as atividades, um ambiente virtual gratuito e de fácil utilização, desenvolvido pela Autodeskâ, permitindo simulações de circuitos e possibilitando o ensino de conceitos de física e programação para estudantes que não possuem componentes físicos em mãos. A metodologia para o desenvolvimento da pesquisa passou pelas etapas de levantamento bibliográfico, elaboração e aplicação do produto, avaliação diagnóstica, verificação da aprendizagem, análise dos resultados e validação do produto educacional. As atividades foram desenvolvidas com base na Teoria de Vygotsky. Integrada a este referencial teórico utilizamos a metodologia de “análise microgenética”, na qual buscamos identificar os possíveis indícios de aprendizagem dos estudantes por meio da análise das interações discursivas, investigando se receberam auxílio de seus pares ou do professor na resolução das atividades propostas. As atividades relativas à pesquisa foram realizadas no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Coxim, com estudantes do quinto período do Curso Técnico Integrado em Informática. A escolha deste público se deu pelo fato de o perfil dos egressos estarem em consonância com a proposta desta pesquisa que, além dos conceitos de eletrodinâmica, envolve conceitos de programação e eletrônica. Desenvolvemos como Produto Educacional (PE) um Guia Didático ao docente para aplicação de um conjunto de atividades práticas on-line, com um aporte teórico-metodológico sob a perspectiva da teoria histórico-cultural, de forma que o docente possa replicar estas atividades em sala de aula. Aplicamos a pesquisa no contexto da pandemia de Covid-19. Constatamos que os estudantes não interagiram como esperado entre seus pares para resolver os problemas propostos, porém houve momentos de interação com o pesquisador, nos quais este forneceu auxílio quando os participantes indicavam dificuldade em resolver determinada atividade. Observamos algumas cadeias de interação no continuo dialógico – de autoridade. Neste caso, esse tipo de padrão atua na ZPD do estudante, tendendo a promover processos colaborativos de ensino e aprendizagem. No percurso do desenvolvimento das atividades e da avaliação da aprendizagem podemos constatar a evolução de alguns participantes a partir a internalização dos conceitos abordados neste trabalho.Item Uma cartilha explicativa para acolhimento e ambientação dos ingressantes no ensino técnico integrado ao ensino médio na perspectiva da permanência e êxito estudantilBrito, Caroline da Silva Campos; Mello, Dante Alighieri Alves de; IFMS; Santos, Rosimeire Martins Regis dos, Maciel, Gesilane de Oliveira, De Mello, Dante Alighieri AlvesO ingresso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia é um grande passo na vida de muitos candidatos que se inscrevem no Processo Seletivo de Admissão. Muitos, porém, não sabem como é estruturado o sistema de ensino e desconhecem até mesmo a grade de disciplinas do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, o que pode interferir nas impressões iniciais e na permanência destes. Assim, este trabalho teve como objetivo identificar quais aspectos devem ser de ampla compreensão pelos ingressantes, visando potencializar os índices de permanência e êxito dos estudantes do Ensino Médio Integrado no IFMS – Campus Campo Grande. Como referencial teórico de aprendizagem nos embasamos na Teoria histórico-cultural de Vygotsky, associada à metodologia de análise microgenética, aportes que nos subsidiaram em como indagar os participantes, como analisar as suas respostas durante os momentos interativos e como trabalhar a articulação destes elementos para a proposição de um produto educacional bem estruturado do ponto de vista pedagógico. No percurso metodológico que adotamos para esta pesquisa, de natureza exploratória e abordagem qualitativa, buscamos compreender quais são os aspectos fundamentais, institucionais e pedagógicos que são relevantes para a permanência e o êxito dos estudantes. Tal busca se deu por meio de uma bibliografia especializada, dos documentos e programas institucionais, da percepção de servidores que atuam diretamente com o público discente, bem como das impressões dos estudantes ingressantes. Aplicamos questionários para 80 estudantes ingressantes e para 30 servidores, com o propósito de investigar as expectativas e as necessidades. Alinhando-se aos objetivos do Programa, em especial, o de atuar na realidade pesquisada, transformando-a, desenvolvemos um produto educacional, no formato de cartilha digital, em linguagem de fácil entendimento, com informações que auxiliam para a compreensão das especificidades dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, bem como das potencialidades e possibilidades institucionais para este nível e modalidade de ensino da Educação Profissional e Tecnológica. Aplicamos a cartilha digital durante a Semana de Recepção aos Calouros no campus, para as turmas iniciantes do primeiro semestre de 2023 dos Cursos Técnicos em Administração, Informática, Eletrotécnica e Mecânica e servidores atuantes na ambientação e acolhimento. Após a aplicação do produto educacional entregamos questionários aos ingressantes e servidores, examinamos os resultados por meio do método da Análise Microgenética e identificamos as informações mais relevantes para a integração dos calouros. Os resultados demonstraram que a cartilha promoveu a compreensão sobre as oportunidades, recursos e informações disponíveis na instituição, permitindo auxiliar os estudantes nesse período de transição e adaptação.