Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
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Navegando Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) por Orientador "Vinholi Júnior, Airton José"
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Item Atividades e ações de extensão no IFMS: interfaces com a permanência e êxito dos estudantesSá, Lindayane dos Santos Amorim de; Vinholi Júnior, Airton José; IFMS; Vinhole Junior, Airton Jose, Lopes Junior, Dejahyr, Oliveira, Alysson Andre Regis, Figueiredo, Carlos Vinicius da SilvaTendo em vista a intenção de buscar, em possibilidades institucionais, contribuições que superem o cenário de evasão e retenção dos estudantes, esta pesquisa abordou o aproveitamento das atividades e ações de extensão relacionadas ao favorecimento da permanência e êxito dos estudantes do Campus Campo Grande do IFMS. Para tanto, foi necessário analisar as interfaces entre as atividades e ações de extensão e a permanência e êxito de estudantes; realizar um amplo levantamento das publicações referentes às temáticas; traçar um panorama do fazer extensionista no âmbito do IFMS; identificar traços do perfil dos estudantes contemplados na amostra da pesquisa; observar possíveis interfaces entre o engajamento dos estudantes nas atividades e ações de extensão e a permanência e êxito dos estudantes; e disponibilizar um material instrucional referente às atividades e ações de extensão. Realizou-se, então, uma pesquisa de caráter qualitativo, desenvolvida por meio de um estudo de caso. Além dos levantamentos bibliográficos e análises documentais, utilizou-se a aplicação de questionário e a realização de entrevistas. As análises foram pautadas na proposta de Análise de Conteúdo. Diante disso, verificou-se que a literatura acerca das temáticas permite uma reflexão tanto sobre a extensão quanto sobre a permanência e êxito dos estudantes. Observou-se que, no IFMS, o fazer extensionista operacionaliza-se por meio de projetos, cursos e eventos. De acordo com a amostra selecionada, foi possível identificar especificidades sobre os estudantes que, em grande parte, já participaram de alguma forma de atividades de extensão. No entanto, verificou-se certo desconhecimento sobre esta temática. Pôde-se observar que, no percurso formativo dos estudantes, alguns encontraram dificuldades que os levaram a pensar em abandonar o curso. Constatou-se, também, que fatores diversos estão envolvidos nesse processo, portanto, diferentes estratégias devem ser promovidas no sentido da superação dos índices de evasão e retenção. Como forma de favorecer um maior conhecimento em relação às atividades institucionais como a extensão, foi desenvolvido um Produto Técnico Tecnológico em formato de material instrucional disponibilizado por meio de um vídeo/animação com essa temática no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).Item Facilitação da Compreensão e do Uso da Língua Portuguesa Escrita por e com Pessoas SurdasRocha, Ana Maria Ribeiro da; Vinholi Júnior, Airton José; IFMS; Vinhole Junior, Airton Jose, Lira, Andrea de Lucena, Gianotto, Adriano de Oliveira, Pires, Vanessa de Oliveira DagostimConsiderando as dificuldades do processo de comunicação entre Pessoa Surda e ouvintes, esse estudo pretendeu elaborar um Produto Educacional, no formato de site, que fortaleça as práticas de comunicação da comunidade interna do IFMS com a PS, principalmente por meio da LPE. Isso, considerando as concepções e conhecimentos sobre surdez, suas especificidades e implicações sociolinguísticas, a partir da visão de estudantes e profissionais do Instituto, e de depoimentos de Pessoas Surdas sobre as relações de comunicação em espaço educacional formal, com ouvinte que não domina a Libras. Baseada a produção desse recurso, foi realizada uma pesquisa social a partir de base empírica, participante e aplicada, observando os envolvidos, aplicando questionário e conduzindo entrevistas – além de pesquisa bibliográfica constante, fundamentando os assuntos abordados, de acordo com as bases conceituais que alicerçam a Educação Profissional e Tecnológica. Em um primeiro momento, foram registradas as concepções de estudantes e profissionais do Campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, sobre Surdez, Língua Portuguesa Escrita e Língua Brasileira de Sinais, tanto em relação aos processos de ensino e de aprendizagem, quanto para a comunicabilidade em ambiente institucional; e posteriormente, foram apanhadas histórias relacionadas à comunicação na educação formal, profissional, reveladas por Pessoas Surdas que estiveram/estão neste contexto, enquanto aprendizes. Compilados os resultados das etapas metodológicas, foi construído um site com conteúdos pertinentes às temáticas: Cultura e Identidades Surdas, Língua Brasileira de Sinais, Língua Portuguesa como segunda língua à Pessoa Surda, Protagonismo Surdo, e Literaturas que abrangem os assuntos. O PE foi apresentado àqueles personagens do segundo momento da metodologia dessa pesquisa, com a finalidade de testagem. Essas pessoas foram convidadas a novamente registrarem declarações, nesse momento, sobre os possíveis impactos da existência dessa ferramenta no cenário educacional que haviam anteriormente mencionado. Refletindo sobre as considerações recebidas, somente após excluir publicações, alterar apresentações de alguns textos e incluir novas postagens, é que foi consolidada a versão final do PE. Espera-se que este conscientize a pessoa ouvinte, especialmente a que nunca teve contato direto com a realidade de um Mundo Surdo, além de ser eficiente na capacitação de todos os envolvidos nos processos de formação profissional, principalmente quanto à comunicação – e ao adequado acesso à informação e aos recursos de avaliação de conhecimento – pela língua portuguesa escrita, considerando todas as especificidades linguísticas da Pessoa Surda.Item Jogo Digital como material potencialmente significativo ao ensino sobre vírus e bactériasRodrigues, Viviane Vilanova; Vinholi Júnior, Airton José; IFMS; Vinholi Junior, Airton Jose; Silva, Leonardo Souza; Matos, Marilyn Aparecida Errobidart deCom a propagação das tecnologias digitais os ambientes tradicionais de ensino estão sendo modificados, pois os estudantes são nativos digitais, logo, dominam a tecnologia com acesso à Internet, com inúmeras informações e interações. Contudo, tendo em vista o processo tradicional de ensino, ainda muito recorrente na maioria das escolas públicas brasileiras, surgem problemáticas provenientes do método de ensino tradicional e centrado no professor. Considerando a natureza do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, bem como aspectos conceituais da Educação Profissional e Tecnológica, o trabalho buscou um referencial e um percurso metodológico que pudessem contribuir com a aprendizagem de conceitos sobre temas de interesse social e humano, tão fundamentais no âmbito da Biologia – os microrganismos, especialmente os vírus e as bactérias. Neste contexto, a pesquisa utilizou a perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), de David Ausubel, que parte da premissa de que o indivíduo aprende significativamente a partir da relação estabelecida entre os conhecimentos apresentados e os conhecimentos já presentes em sua estrutura cognitiva. Dessa forma, os conhecimentos prévios constituem a variável mais importante para o ensino, pois servirão de pontes cognitivas para a assimilação das novas informações. Para tanto, esta pesquisa teve como objetivo desenvolver um jogo, como material potencialmente significativo ao ensino sobre os vírus e as bactérias, com estudantes do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Campus Corumbá. A abordagem teórico-metodológica foi de cunho qualitativo, do tipo intervenção, sob a perspectiva da TAS. Para investigar o processo de aprendizagem dos estudantes, inicialmente, foi aplicado um questionário prévio (QP) e, posteriormente, jogo digital, especificamente criado para esta pesquisa. Foi aplicado um questionário pós-produto educacional (QPPE), ambos no formato impresso. Após as análises individuais das respostas dos participantes no questionário prévio os subsunçores foram categorizados em adequados, parcialmente adequados ou inexistentes para ancorar a instrução e a assimilação da nova informação. Os resultados obtidos para a classificação dos subsunçores, aos 53 questionários prévios analisados, demonstram as dificuldades encontradas pelos estudantes por questões ou conceitos. A maior dificuldade encontrada pelos estudantes foi em relação ao formato estrutural entre os vírus e as bactérias, além da indagação sobre o vírus ser vivo ou não. No entanto, os estudantes demonstraram conhecimentos prévios eficientes sobre a definição de microrganismos. Observou-se boa evolução conceitual dos estudantes, sobretudo quanto ao conhecimento geral sobre os microrganismos e as características dos seres vivos, e menor evolução quanto aos formatos estruturais entre os vírus e as bactérias. Considerando todos os tópicos estabelecidos para a análise dos dados apresentada nesta pesquisa, de forma geral, infere-se que o produto educacional Vírusbacter influenciou conceitos sobre a biologia de vírus e de bactérias, com vistas a uma aprendizagem significativa.Item Projetos de pesquisa e de extensão do IFMS na perspectiva da formação humana integral de seus estudantesSuppo, Gisela Silva; Vinholi Júnior, Airton José; IFMS; Vinhole Junior, Airton Jose, Oliveira, Alysson Andre Regis, Perin, Conceicao Solange ButionA formação técnica e tecnológica desenvolvida pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, bem como os desafios resultantes do alinhamento das práticas com o proposto nos documentos institucionais, suscita o debate sobre como a formação humana integral, entendida numa perspectiva omnilateral, pode estar inserida nas ações desenvolvidas. O contexto apresentado é o da Educação Profissional e Tecnológica, a partir da perspectiva histórica e diretrizes que compõem sua trajetória, destacando a formação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e a sua expansão com a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, em especial, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, que é o lócus da pesquisa. Para responder à questão central, que é a de como os projetos de pesquisa e de extensão do IFMS podem contribuir com a formação humana integral de seus estudantes, foram evidenciados alguns princípios presentes na concepção da Rede Federal de EPCT, cuja proposta ancora-se no materialismo histórico-dialético, com destaque para o conceito de formação humana integral, entendida numa perspectiva omnilateral, ou seja, alinhada a uma visão de totalidade na formação do sujeito, em contraposição a uma formação unilateral, voltada estritamente para o mercado de trabalho. Esta integralidade da formação humana é traduzida pelas dimensões trabalho, ciência, tecnologia e cultura, como seus elementos constituintes. E, para embasar a prática nesta visão de formação omnilateral, foram trazidos os pressupostos da pedagogia histórico-crítica, que apresenta, em sua proposta, a articulação entre teoria e prática social, num movimento cíclico determinado pelo contexto histórico e cultural dos sujeitos e dentro deste movimento dinâmico, que propõe um melhor entendimento da realidade que a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão pode ser mais bem explorada enquanto princípio formativo. Esta pesquisa de natureza aplicada e abordagem qualitativa objetivou potencializar o espaço formativo presente em projetos de pesquisa e de extensão do IFMS, na perspectiva da formação humana integral de seus estudantes, por meio da aplicação de uma oficina colaborativa, estruturada à luz da pedagogia histórico-crítica. O percurso metodológico foi desenvolvido em quatro etapas, com a análise documental de relatórios de projetos de pesquisa e de extensão, desenvolvidos no ano de 2019 em três campi do IFMS, realização de entrevistas individuais e aplicação de questionários semiestruturados com o grupo de coordenadores dos projetos de pesquisa e de extensão para então serem feitas rodas de conversa com os estudantes egressos destes projetos. Como produto educacional foi proposta uma oficina colaborativa voltada à formação humana integral de estudantes, estruturada a partir dos passos da pedagogia histórico-crítica e aplicada em dois projetos de pesquisa do Campus Campo Grande do IFMS. Seu registro teórico e prático foi feito no formato de um guia de orientação didática, permitindo a aplicação em futuras ofertas. Os resultados confirmam a possibilidade de ampliar o espaço formativo dos projetos de pesquisa e de extensão voltado ao desenvolvimento da formação humana integral dos estudantes, com a inserção de ações alinhadas a uma perspectiva omnilateral, ficando evidenciada a necessidade de continuidade das discussões sobre o tema, em futuras pesquisas.Item Uma sequência didática com a proposta de construção de jogos digitais em genética fundamenta na Teoria da Aprendizagem SignificativaMarin, Glaucia Rosely Barbosa; Vinholi Júnior, Airton José; IFMS; Vinhole Junior, Airton Jose, Mello, Dante Alighieri Alves de, Machado, Vera de MatosEste trabalho aborda a necessidade de repensar as práticas pedagógicas para o ensino de Genética, sobretudo para a subunidade sistemas sanguíneos. O objetivo da pesquisa consiste em analisar as contribuições da construção de jogos digitais para a assimilação de conceitos no âmbito da Genética dos sistemas sanguíneos. Para isso, foi elaborada e utilizada uma sequência didática utilizando como referencial teórico e metodológico os pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel. A investigação ocorreu por meio de uma intervenção com práticas pedagógicas inovadoras em sala de aula, aplicadas com estudantes do 3o ano do curso integrado ao ensino médio de Programação de Jogos Digitais de uma escola da rede pública estadual de Mato Grosso do Sul. A pertinência da pesquisa justifica-se em decorrência à interface nesse campo específico de estudo dos alunos da referida escola, o que proporcionou, nesse decurso, um produto capaz de aliar de forma eficaz os conhecimentos da base comum e da base técnica. Os aspectos metodológicos envolveram a investigação dos conhecimentos prévios (subsunçores) por meio de um pré-teste, a utilização de questionário para análise de conhecimentos posteriores à intervenção (pós-teste) e a construção de mapas conceituais iniciais e finais para a avaliação da aprendizagem como instrumentos de coleta e análise de dados, fundamentados na TAS. Os resultados obtidos permitem apontar que, a temática articulada ao contexto dos estudantes, por meio da proposta de intervenção, proporcionou evolução conceitual nos conteúdos sobre os sistemas sanguíneos. Levando em consideração a metodologia utilizada para investigar esses saberes, conclui-se que, essa contribuição foi significativa para a aprendizagem de Genética.Item Uso de modelos concretos desenvolvidos a partir da impressão 3D no ensino de biologia celular a estudantes com deficiência visualPires, Mylena Iasmim Figueiredo; Vinholi Júnior, Airton José; IFMS; Vinhole Junior, Airton Jose, Yamazaki, Regiane Magalhaes de Oliveira, Sonza, Andrea PolettoEsta pesquisa teve como objetivo avaliar as contribuições da aplicação de uma Sequência Didática que utiliza modelos concretos relacionados ao ensino de Biologia celular, por meio da impressão 3D, para a ampliação de conceitos desta disciplina a estudantes com deficiência visual. Este estudo, de abordagem qualitativa e natureza aplicada se destinou à construção de uma proposta de intervenção pedagógica e desenvolvimento de um produto educacional para esses estudantes, inseridos na Educação Profissional e Tecnológica, vinculados ao Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – IFMS. A pesquisa seguiu os preceitos da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica (TASC), que estipula onze princípios de facilitação da aprendizagem. As atividades foram aplicadas com um estudante do Campus Campo Grande do IFMS, que atendia ao perfil da pesquisa e foram estruturadas nos moldes de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa – UEPS, com adaptações necessárias para atender ao seu caráter inclusivo e inovador. A UEPS serviu de instrumento para análise e comparação dos conhecimentos prévios do estudante ao conhecimento adquirido após a intervenção. Para tanto, todo o processo de interação foi gravado em vídeo e áudio para realização das análises posteriores. Os modelos concretos foram estruturados, segundo as necessidades do estudante, a partir de um levantamento prévio e, posteriormente, aplicado o produto educacional com os envolvidos. O produto educacional consistiu em um material de apoio pedagógico, estruturado em duas partes. A primeira foi planejada para dar suporte aos docentes quanto ao caráter inovador da pesquisa e se trata de um guia virtual de impressão 3D, disponibilizado no formato de página web. A segunda parte se destina à proposta de UEPS utilizada ao longo da pesquisa. Seguindo o que foi disposto na metodologia, no contexto em que está inserida a pesquisa, consideram-se os resultados como exitosos, já que foi possível identificar uma nítida evolução nos conceitos por parte do estudante, que demonstrou fortes indicativos de aprendizagem, sob a ótica da TASC. A pesquisa também demonstrou a potencialidade e a viabilidade do uso da impressão 3D no ensino de Biologia, mais especificamente, as temáticas voltadas ao estudo das células, bem como incentiva a sua aplicação em outras disciplinas e contextos.Item Uso do videogame como estratégia de ensino sobre geopolítica em uma sequência didática fundamentada na Teoria da Aprendizagem SignificativaGouveia, Éder Santos; Vinholi Júnior, Airton José; IFMS; Vinholi Júnior, Airton José, Moura, Sebastiao Rodrigues, Mello, Dante Alighieri Alves deEsta pesquisa propôs reflexões acerca do uso do videogame para a aprendizagem significativa de conceitos sobre geopolítica. A problemática em questão resulta de ponderações sobre o considerável interesse que o videogame exerce sobre o seu público. Nesse sentido, avaliamos se a integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no Ensino Médio Integrado como ferramenta didático-pedagógica está ocorrendo de maneira efetiva e significativa. Será que é viável para o ensino e a aprendizagem a utilização do videogame com finalidades educacionais? As possíveis formas de integrar essa TDIC despertam o interesse de se aprofundar sobre essa possibilidade visando conhecer novos olhares, usos e aplicações desta tecnologia no âmbito educacional. Considerando o aporte teórico da TAS - Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel, avaliamos a efetiva utilização do videogame como material potencialmente significativo para a aprendizagem de conceitos de geopolítica. Para isso, a pesquisa se ampara em autores que estabelecem a relação entre videogame e aprendizado, buscando demonstrar as potencialidades que podem ser alcançadas por meio do uso desta ferramenta tecnológica. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, de caráter exploratório por meio de revisão de literatura, aplicação de questionário inicial e realização de sequência didática utilizando os mapas conceituais para identificar os conhecimentos (prévios e posteriores à efetivação da sequência, atuando como instrumento de avaliação) bem como, utilizar o videogame como material potencialmente significativo. Considerando os dados obtidos, conseguimos resultados satisfatórios que evidenciam as potencialidades de uso desta tecnologia em sala de aula e procuramos compartilhar, por meio do produto educacional intitulado “Uma sequência didática sobre a Guerra Fria utilizando o videogame”, voltado a professores de História e Geografia da Educação Profissional e Tecnológica, possibilidades de aplicação nos mais diversos projetos de ensino.