Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
URI Permanente para esta coleçãohttp://10.1.1.113/handle/123456789/326
Navegar
Navegando Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) por Orientador "Sanavria, Claudio Zarate"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item A monitoria na educação profissional e tecnológica: contribuições para o seu entendimento por meio de um manual interativoLemos, Rosiane Borges de Carvalho; Sanavria, Claudio Zarate; IFMS; Mello, Dante Alighieri Alves de, Sanavria, Claudio Zarate, Carvalho, Celia Regina deEsta pesquisa, que se insere na linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)’’, dentro do macroprojeto “Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT’’, teve como objeto de estudo o Programa de Monitoria do IFMS – ação integrante do Programa de Permanência e Êxito dos Estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – entendido como uma ferramenta de apoio pedagógico que visa à melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, tomamos como objetivo geral analisar as concepções de docentes e estudantes quanto ao papel da monitoria no processo de permanência e êxito no âmbito da educação integrada do IFMS, a partir da aplicação de um manual interativo. Para o alcance do objetivo geral estabelecemos como objetivos específicos: 1) Compreender o atual contexto de execução do Programa de Monitoria do IFMS; 2) Evidenciar a visão de estudantes e docentes quanto aos objetivos do Programa de Monitoria e suas relações com a permanência e êxito; 3) Desenvolver um manual como produto educacional que permita o contato com informações essenciais ao programa e a interação entre os seus participantes; 4) Analisar os elementos do manual que contribuam para um melhor entendimento do Programa de Monitoria do IFMS e seus objetivos. Para a compreensão das relações e práticas desenvolvidas nas atividades de monitoria, tivemos como referência estudos na perspectiva da teoria histórico-cultural, principalmente, alguns conceitos centrais da obra de Vigotski, como Conceitos Científicos e Espontâneos, Zona de Desenvolvimento Iminente, Imitação e Sentido e Significado. Adotamos uma investigação de abordagem qualitativa, de natureza aplicada e com objetivos descritivo-explicativos. Estabelecemos como instrumentos de coleta de dados o levantamento documental, o levantamento bibliográfico e a entrevista semiestruturada pré e pós aplicação do manual com os monitores e docentes orientadores dos cursos de ensino médio integrado de Informática, Eletrotécnica e Mecânica e dos cursos superiores de Tecnologia em Sistemas para Internet e Engenharia Mecânica do IFMS, Campus Campo Grande. Desenvolvemos, aplicamos e analisamos o produto educacional para complementar o Programa de Monitoria, proporcionando informações relevantes acerca das normas e procedimentos institucionais que disciplinam o funcionamento do programa e, também, provocando reflexões sobre esse importante instrumento de permanência e êxito. Inicialmente, os resultados apontaram que a maioria dos sujeitos entendia a monitoria como uma atividade para dirimir dúvidas dos estudantes. Após a leitura do manual interativo, verificamos que houve uma ampliação nas concepções dos participantes sobre a monitoria, havendo um acréscimo ao seu entendimento anterior de que ela é um instrumento de apoio à permanência e êxito dos estudantes, pois contribui com a aprendizagem dos estudantes e enriquece a formação do monitor. Também denotaram a compreensão de que tal ação pode ser acolhimento; contribui, em maior ou menor grau, com todos os atores envolvidos; possibilita transformações sociais; e pode ser, ainda, uma atividade de pesquisa. Confirmamos, assim, que a carência de informação, de divulgação ou de ausência de materiais que contribuísse para o entendimento da monitoria como uma ferramenta de apoio para a permanência dos estudantes estava limitando as concepções dos participantes. A partir dos resultados, apontamos como pressupostos: a necessidade de um trabalho anterior à seleção dos monitores, levando-os a compreender em maior profundidade o Programa de Monitoria; a formação dos monitores para além das questões operacionais; e a importância de um material instrucional que forneça as informações de maneira dinâmica e numa linguagem acessível ao seu público.Item Atendimento aos estudantes em regime de exercício domiciliar na Educação Profissional e Tecnológica: concepções e práticas de professores a partir de um guia orientativoGrego, Flávia Regina; Sanavria, Claudio Zarate; IFMS; Sanavria, Claudio Zarate, Camilotte, Dirce Cristiane, Maciel, Gesilane de OliveiraEsta pesquisa teve como objeto de investigação o Regime de Exercício Domiciliar (RD), que trata de uma condição legal pela qual o estudante, quando impedido de frequentar a escola por um contexto de saúde ou de licença-maternidade, pode realizar seus estudos em casa ou em ambiente hospitalar. Assim, investigamos de que forma o uso de um guia orientativo voltado especificamente para elaboração de materiais didáticos para estudantes em Regime de Exercício Domiciliar auxiliou nas mudanças de concepções e práticas dos professores envolvidos. Nesse contexto, a pesquisa teve por objetivo geral contribuir com a prática educativa e compreensão de docentes do Campus Campo Grande no atendimento ao estudante em Regime de Exercício Domiciliar, a partir do uso de um guia orientativo para elaboração de material didático. Para o alcance do objetivo geral proposto foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: evidenciar as concepções que o professor EBTT possui sobre as suas práticas no contexto do atendimento ao estudante em Regime de Exercício Domiciliar, antes e depois da aplicação de um guia orientativo sobre o tema; identificar quais concepções os professores EBTT apresentavam quanto à elaboração e disponibilização dos materiais didáticos e quais passam a apresentar a partir da aplicação de um guia orientativo especificamente voltado para a elaboração de material didático neste contexto; compreender os elementos e características do guia orientativo para elaboração de material didático para atendimento aos estudantes em RD que podem contribuir para possíveis mudanças nas práticas dos docentes envolvidos. A pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza descritivo-explicativa e caráter intervencionista teve como método a forma da pesquisa-ação, e os participantes foram docentes e estudantes do Campus Campo Grande do IFMS que estiveram envolvidos com o RD no ano de 2019 e 2022. Como produto educacional foi elaborado, a partir de levantamentos prévios, um guia orientativo para a elaboração de material didático ao estudante em RD, que foi utilizado pelos docentes participantes. Assim, a pesquisa foi realizada nas seguintes etapas: levantamento e aprofundamento teórico sobre a temática da elaboração de material didático para estudantes em RD, bem como sobre a temática do atendimento escolar hospitalar (classe hospitalar) e domiciliar, com consulta aos repositórios científicos; levantamento de requisitos para o produto por meio de um questionário aplicado aos docentes que atenderam estudantes em RD, e aos estudantes que já estiveram em RD no ano de 2019; desenvolvimento do produto educacional; entrevista com os docentes que atenderam o estudante em RD antes e depois de fazerem uso do guia orientativo; análise dos resultados pré e pós-aplicação do produto. Como resultado identificamos, após aplicação do produto educacional desenvolvido nesta pesquisa, mudanças na concepção e prática educativa para o atendimento do estudante em RD. Logo, ficou evidenciada a concepção de que o material didático deve contar com o uso da linguagem dialógica na sua elaboração, pois colabora com a manutenção do vínculo com a escola, a compreensão da importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem, na perspectiva vygotskyana, ainda a necessidade de elaboração de um material autoinstrucional que colabore com a formação da autonomia do estudante.Item Concepções de professores sobre a educação profissional e tecnológica: uma proposta de formação continuada com enfoque colaborativoSouza, Aline Christiane Oliveira; Sanavria, Claudio Zarate; IFMS; Sanavria, Claudio Zarate, Caramit, Ricardo Pini, Santos, Rosimeire Martins Regis dosEsta pesquisa, que se insere na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica e Macroprojeto 1 - Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT-, buscou conhecer as concepções dos professores sobre a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) por meio de uma proposta de formação continuada com enfoque colaborativo, partindo do entendimento que a EPT traz, em si, algumas especificidades. Como recorte, tomamos os professores da carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), lotados no IFMS Campus Nova Andradina, e que atuam no Ensino Médio Integrado (EMI), uma modalidade de ensino que requer que a formação básica esteja integrada à formação profissional e ao entendimento do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia como eixos estruturantes desse processo. Neste contexto, tomamos como objetivo geral analisar as contribuições de uma formação continuada para possíveis mudanças de concepções de professores sobre Educação Profissional e Tecnológica. Com os objetivos específicos buscamos: a) Identificar as concepções dos professores sobre da EPT antes e depois de vivenciarem uma formação continuada a respeito; b) Elaborar uma formação continuada que tenha no enfoque colaborativo o diferencial para a compreensão dos princípios e finalidades da EPT; c) Compreender os pressupostos da formação continuada proposta que possam contribuir para uma mudança de concepções acerca da EPT. Seguindo uma abordagem qualitativa de natureza descritivo-explicativa e caráter intervencionista, elaboramos, aplicamos e analisamos como produto educacional uma atividade de extensão (curso) e estabelecemos como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada, pré e pós-formação, a observação durante o processo e a análise documental. Pautamos o produto educacional nos pressupostos da colaboração e da aprendizagem em espiral, por meio de atividades ocorridas em encontros online. Os resultados apontam que, inicialmente, a maior parte dos docentes tomava a formação integrada e o EMI como sinônimos, também entendendo o EMI como duas formações distintas cuja finalidade voltava-se para o mercado de trabalho. Após a formação essas concepções se modificaram, denotando a construção de uma visão do educando como sujeito que, além de dominar as técnicas específicas desse ofício, tem as condições para pensar sobre a profissão e seu impacto tanto em sua vida profissional quanto pessoal, assim como na comunidade na qual vive e nas intervenções que suas escolhas, vivências e práticas podem ocasionar. O currículo passou a ser visto como uma oportunidade de conexão entre a formação geral e profissional e a formação voltada para o mundo do trabalho. A colaboração contribuiu por meio de princípios como voluntariedade, identidade e espontaneidade, apoio e respeito mútuo e metas compartilhadas. Confirmamos, então, que a formação continuada sob o enfoque colaborativo, que contempla os conhecimentos prévios, os anseios e a realidade de atuação profissional dos docentes, ofertada no seu próprio espaço de trabalho, possibilita a construção de novos saberes e uma melhor apropriação dos princípios e finalidades da EPT.Item Educomunicação, uma proposta pedagógica: roteiro estruturado para uso de podcasts no ensino médio integradoAnjos Junior, Josué Rodrigues dos; Sanavria, Claudio Zarate; IFMS; Pereira, Rodrigo, Vinhole Junior, Airton Jose, Sanavria, Claudio ZarateA educomunicação é uma proposta educativa em metodologias ativas que busca contribuir para a autonomia do estudante. O papel da Educomunicação é o de canalizar o que já há na produção de mídia, que é marcada por características como criatividade, contextualização de conteúdo, cooperação, livre expressão, interatividade e experimentação. A práxis educomunicativa na Educação Profissional e Tecnológica é um recurso que pode construir relações entre o conteúdo teórico e a prática do aluno. Neste contexto, este trabalho aborda o uso do podcast como proposta pedagógica em educomunicação no Ensino Médio Integrado, indicando a utilização de um modelo estruturado de roteiro e produção de programas de áudio, que poderá ser utilizado em qualquer disciplina. Nesse sentido, apresenta-se uma questão problema: um roteiro estruturado para produção de podcast desperta o interesse de professores do Ensino Médio Integrado para a adoção da educomunicação enquanto prática educativa? O roteiro propositivo é parte integrante do e-book (livro digital) que é o Produto Educacional. Assim, a pesquisa tem por objetivo geral identificar em que medida um roteiro estruturado pode despertar o interesse de professores do Ensino Médio Integrado para a adoção da educomunicação enquanto prática educativa. Para o seu alcance foram estipulados como objetivos específicos: evidenciar o entendimento prévio dos professores quanto à educomunicação como prática educativa; identificar o nível de conhecimento e interesse do professor quanto à utilização do podcast como um instrumento educomunicativo, a partir do contato com o roteiro estruturado; e analisar o conteúdo do produto que possa despertar o interesse dos professores para a educomunicação enquanto prática educativa. O estudo investigou os procedimentos propostos para a aplicação e quais resultados obtidos pelos docentes do Ensino Médio Integrado no Campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, que aceitaram participar da pesquisa, com base no roteiro proposto no e-book, identificando as condições operacionais e tecnológicas de uso do podcast pelos docentes nas disciplinas que ministram nos cursos no Ensino Médio Integrado, sejam presenciais ou de forma remota. A pesquisa segue abordagem qualitativa, de natureza descritivo-explicativa, tendo como principal instrumento a entrevista semiestruturada aplicada com docentes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, sujeitos da pesquisa, no ano de 2022. Os resultados indicam que, após o contato com o e-book, os professores aprofundaram seus conhecimentos sobre a educomunicação, reconhecendo benefícios como engajamento dos alunos e desenvolvimento de habilidades comunicativas, embora desafios práticos, como falta de tempo e recursos, tenham sido destacados. Sugestões de melhoria incluíram a criação de infográficos para tornar o material mais acessível, e a pesquisa enfatizou a necessidade contínua de formação e apoio institucional para a implementação efetiva de tecnologias educacionais.Item O Ensino de História na Educação Profissional e Tecnológica: Contribuições de uma Sequência Didática Interativa com Recursos na Web 2.0 para a Formação da Consciência HistóricaCaetano, Willyan da Silva; Sanavria, Claudio Zarate; IFMS; Sanavria, Claudio Zarate, Caramit, Ricardo Pini, Marin, Jerri RobertoDefendendo uma educação que não seja restrita à preparação para o mercado de trabalho e que vá além da profissionalização, articulada com uma formação geral que garanta a todos o acesso igualitário ao saber cultural, científico e tecnológico, este trabalho, que se insere na linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)” do ProfEPT, apresenta e discute resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar as contribuições do ensino História para uma formação omnilateral ou politécnica – entendida basicamente como a articulação da teoria (conhecimentos científicos) e prática (conhecimentos técnicos) – no contexto do Ensino Médio Integrado. Para isso, estabelecemos como objetivos específicos: 1) Conhecer e analisar as concepções dos estudantes acerca do papel da disciplina de História na Educação Profissional de Nível Médio; 2) Identificar pressupostos e elementos do ensino de História que, uma vez integrados às demais disciplinas, possam contribuir para uma formação politécnica; e 3) Compreender os elementos de uma Sequência Didática Interativa articulada à Aula-Oficina, com a utilização dos recursos da Web 2.0, que permitam uma integração dos conteúdos da História aos das disciplinas técnicas específicas e contribuam para o perfil do egresso estabelecido. Seguindo uma abordagem qualitativa de natureza descritivo-explicativa e tendo a Pesquisa-Ação como método, elaboramos, aplicamos e analisamos uma sequência didática abordando o tema “Era Vargas”, tendo a Web 2.0 como ferramenta para o desenvolvimento das atividades do referido produto educacional, aplicado com uma turma de 26 estudantes do 3o ano do Ensino Médio Integrado ao curso Técnico em Informática de uma escola da rede estadual de Campo Grande-MS. As atividades foram disponibilizadas e respondidas pelos discentes no Facebook®, prezando por uma educação diferenciada, politécnica e dialógica. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de entrevistas, questionário e observação. Por um lado, os resultados apontam que a predominância de aulas tradicionais na realidade investigada provoca o desinteresse dos estudantes pelo estudo de História e atrapalha a progressão do pensamento histórico. Por outro, o uso pedagógico das potencialidades da Web 2.0 mostrou-se promissor, favorecendo o protagonismo dos educandos nas aulas de História, o que gerou maior interesse pelos conteúdos estudados e contribuiu com a superação de uma consciência histórica de tipo tradicional rumo à formação de uma consciência histórica de tipo genético, fundamental para uma educação integral de qualidade. Em suma, os resultados nos permitem concluir que, no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, visando à formação politécnica e omnilateral, o papel da História é de suma importância para a formação da mentalidade dos jovens, portando-os de consciência histórica, que serve como uma ferramenta para compreender a realidade de forma crítica, na luta contra a homogeneização do pensamento e a desumanização imposta opressivamente em nome do lucro e da reprodução do sistema capitalista.Item O Pensamento Computacional como Prática Educativa no Ensino Médio Integrado: o entendimento de professores de informática a partir de uma formação continuadaNascimento, Silvana Aparecida Ataide do; Sanavria, Claudio Zarate; IFMS; Sanavria, Claudio Zarate; Vieira, Azenaide Abreu Soares; Lima, Anderson Correa deEsta pesquisa – que se insere na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) – teve como tema o pensamento computacional como prática educativa no Ensino Médio Integrado. No Brasil, há uma notória política de incentivo à EPT, sendo os institutos federais os seus maiores representantes. No âmbito dos cursos de Ensino Médio Integrado, é comum a utilização de fundamentos da computação em diversas unidades curriculares. Dessa forma, observamos uma preocupação em utilizar esses conceitos na resolução de problemas, tanto dentro quanto fora de sala de aula. Nesse âmbito, podemos destacar o Pensamento Computacional (PC) como um caminho inicial, um bom ponto de partida, já utilizado em outros países, estudado há décadas, uma abordagem metodológica de resolução de problemas baseada em conceitos fundamentais da computação, podendo ser aplicada em diversos contextos e situações para auxiliar as tarefas desempenhadas tanto no âmbito escolar como em seu cotidiano. Entretanto, essa abordagem exige que os docentes já tenham contato com aspectos conceituais do PC para vislumbrarem possibilidades de utilização em suas práticas. Contudo, ainda há poucas referências do assunto no contexto brasileiro. Assim, partimos da seguinte questão norteadora: qual o entendimento do professor de informática a respeito do pensamento computacional como uma prática educativa na EPT a partir de uma formação continuada? Neste contexto, a presente pesquisa teve por objetivo geral verificar o conhecimento que os professores de Informática do Ensino Médio Integrado possuem acerca do uso do pensamento computacional como prática educativa, a partir de uma formação continuada colaborativa. Como objetivos específicos estabelecemos: Identificar os conhecimentos prévios que os professores possuem sobre pensamento computacional e o seu entendimento como prática educativa na EPT; Analisar o entendimento que o professor passa a ter, a partir de uma formação continuada colaborativa, sobre o pensamento computacional como prática educativa na EPT; Compreender os elementos da formação continuada colaborativa que contribuíram para as possíveis mudanças do olhar pedagógico do professor sobre o pensamento computacional. Seguindo uma abordagem qualitativa de natureza descritivo-explicativa e caráter interventivo, para o percurso metodológico estabelecemos como etapas: revisão teórica; construção do produto; contato com os sujeitos; entrevista semiestruturada pré-formação; aplicação do produto; entrevista semiestruturada pós-formação; análise dos dados. O produto educacional foi uma formação continuada para professores da área de Informática do IFMS, tendo a colaboração como princípio formativo. A formação foi estruturada como um curso de extensão, em quatro módulos, com encontros online síncronos e materiais complementares organizados em ambiente virtual de aprendizagem. As atividades propostas priorizaram a atuação colaborativa dos participantes. Como resultados, podemos destacar que, antes da formação continuada, os professores tinham pouco conhecimento acerca da temática, porém com muitas expectativas de aprendizagem. Após a formação, foi possível aferir sua contribuição expressiva para a construção do conhecimento em relação ao tema proposto, a definição dos pilares PC, bem como estímulo a novas ideias de abordagem prática em sala de aula. Como forma de corroborar a qualidade na aplicação do produto educacional, temos como destaque a colaboração, que contribuiu para uma aprendizagem evolutiva, participativa e pautada na troca de experiências entre os docentes. Em síntese, a formação permitiu que os docentes incorporassem uma diversidade de perspectivas em suas reflexões e essa diversidade foi essencial para a construção significativa da aprendizagem.Item O Planejamento de Ensino na Educação Profissional e Tecnológica: Concepções de Professores Não Licenciados da Rede Estadual de Ensino do Paraná a partir de uma Formação ContinuadaPereira, Simone Lorena Tobbin; Sanavria, Claudio Zarate; IFMS; Sanavria, Claudio Zarate, Maciel, Gesilane de Oliveira, Morelatti, Maria Raquel MiottoConsiderando o planejamento de ensino como uma prática educativa intrínseca à docência e que existem peculiaridades quanto à sua concepção na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a presente pesquisa, que se insere na linha de Práticas Educativas em EPT e Macroprojeto 1 – Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT – tem como objetivo geral compreender quais as concepções de um grupo de professores não licenciados atuantes na EPT sobre o planejamento de ensino nesse contexto e os possíveis impactos de uma formação continuada sobre tais concepções. Para o alcance deste objetivo estabelecemos como objetivos específicos: 1) Identificar as peculiaridades do planejamento de ensino no contexto da Educação Profissional e Tecnológica; 2) Explicitar o que o professor não licenciado entende sobre planejamento de ensino na Educação Profissional e Tecnológica, antes e depois de vivenciar uma formação continuada específica; e 3) Evidenciar quais elementos e características de uma formação continuada podem contribuir para um novo olhar sobre o planejamento de ensino na Educação Profissional e Tecnológica. Em uma abordagem qualitativa de natureza descritivo-explicativa e caráter intervencionista, elaboramos, aplicamos e analisamos como produto educacional, uma formação continuada em formato de atividade de extensão (curso) e estabelecemos como instrumentos de coleta de dados, entrevista semiestruturada, pré e pós-formação, a observação e a análise documental. Pautamos o produto educacional nos pressupostos da colaboração por meio de atividades desenvolvidas em encontros online. Os resultados da pré- formação apontam que a maioria dos participantes concebem a EPT como uma modalidade de ensino, que prepara o estudante para o mercado de trabalho. O planejamento de ensino é evidenciado como um instrumento organizador de uma sequência de conteúdos a serem transmitidos pelo docente. Após a formação, constatamos mudanças nas concepções, que passam a reconhecer a EPT como uma modalidade de ensino que objetiva a formação integral do estudante para o mundo do trabalho, por meio da prática de um currículo que se desenvolve na integração entre formação geral e profissional. No contexto de tal compreensão, o planejamento de ensino é ressignificado, como um instrumento organizador de uma prática pedagógica, concebida enquanto processo de ensino-aprendizagem, em um movimento dialógico, contínuo e articulado de sistematização do saber. A colaboração, envolta aos princípios da voluntariedade, identidade, espontaneidade, apoio e respeito mútuo, contribuiu para que os participantes da pesquisa se aproximassem dos saberes e fazeres da prática educativa em EPT, em específico, o planejamento de ensino. Assim, nos certificamos de que uma formação continuada, desenvolvida sob um enfoque colaborativo, onde grupos que se identificam, buscam o diálogo reflexivo, a partir de situações da prática que os inquietam, contribui significativamente para que a subjetividade de um pensar, por vezes estático, converja na objetividade de um fazer exequível e transformador de contextos peculiares como o da EPT.Item O uso Pedagógico da Linguagem Audiovisual: Contribuições de um material instrucional para as práticas educativas de professores de ensino médio integradoOliveira, Adriana Riqueti de; Sanavria, Claudio Zarate; IFMS; Vinholi Junior, Airton Jose; Paniago, Maria Cristina Lima; Sanavria, Claudio ZarateEssa dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo geral analisar as possibilidades de compreensão da Linguagem Audiovisual como ferramenta pedagógica na produção de videoaulas por professores do Ensino Médio Integrado a partir de um material instrucional específico. A pesquisa – que pertence à linha de pesquisa Práticas Educativas na EPT – parte da seguinte pergunta: compreendendo a Linguagem Audiovisual, os professores do Ensino Médio Integrado vislumbram novas formas de produção e utilização de recursos audiovisuais em consonância com as práticas educativas na EPT? Desta forma, é necessário estudar maneiras de se fechar a lacuna existente entre a necessidade e/ou desejo de utilização deste recurso e o conhecimento das particularidades que a torna diferente de uma aula presencial. Nesse contexto, foram realizados estudos nas mais diferentes áreas – tais como Ciências da Comunicação, Mídias que já utilizam a Linguagem Audiovisual, Fisiologia dos Sentidos, Teorias Educacionais, Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia e Neurociência Cognitiva – resultando na formação dos pressupostos para um Método Associativo-Analítico para Videoaulas (MAAV), que oferece ao professor uma opção prática de como iniciar a utilização desta linguagem em suas videoaulas. Como produto educacional, elaboramos o material instrucional sobre o uso da Linguagem Audiovisual como ferramenta pedagógica, que consiste em uma série de vídeos para YouTube®, divididos em três seções: conceito, técnicas e práticas educativas. Em complemento, desenvolvemos um guia contendo o resumo dos principais pontos trabalhados nas videoaulas. Seguindo uma abordagem qualitativa de natureza descritivo-explicativa e de caráter interventivo, a pesquisa teve como etapas: levantamento bibliográfico; desenvolvimento do produto educacional; pré-entrevista semiestruturada com os docentes; aplicação do produto e acompanhamento dos docentes; entrevista com os docentes após aplicação; e análise dos resultados – seguindo a proposta de análise de conteúdo. A pesquisa teve como sujeitos doze docentes de dois campi do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e os principais resultados apontam que, antes de acessarem o produto educacional, os professores demonstraram algum conhecimento sobre a Linguagem Audiovisual, mas não o suficiente para que se sentissem seguros em utilizá-la para criar uma videoaula. Logo, as videoaulas eram apenas uma alternativa ao presencial, sem levarem em conta suas possibilidades de uso pedagógico. Após a aplicação, foi possível notar que os professores conseguiram diferenciar conceitos relativos à Linguagem Audiovisual, deixando de ver as videoaulas apenas como uma mera alternativa ao presencial e considerando-as como algo que pode estar presente nas mais diferentes práticas educativas, tanto como elemento principal como apoio a outras atividades. Assim, vimos que os professores ampliando a compreensão de como transpor suas aulas presenciais para as videoaulas, usando a linguagem adequada à mídia audiovisual, potencializando esse recurso e denotando intenção em integrá-lo às suas práticas educativas.