Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
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Navegando Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) por Programa "Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)"
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Item A constituição de saberes docentes e a metodologia da problematização na formação de professores no ensino médio integrado: diálogos possíveisGuimarães Filho, Durval Rabelo; Sinesio, Luis Eduardo Moraes; IFMS; Sinesio, Luis Eduardo Moraes, Dalpiaz Altemir Luiz, Ravagnani, Fabricio Cesar de PaulaA pandemia da Covid-19 obrigou a sociedade a manter distanciamento social, incluindo professores e estudantes. A migração do ensino presencial para o não presencial e o retorno das aulas em ambientes físicos trouxeram alguns desafios aos professores, dentre eles: dúvidas e dificuldades em conduzir a prática pedagógica, o que pode ter dificultado aspectos didáticos como a dialogicidade e a prática educativo-crítica problematizadora. Para tanto, o estudo buscou responder à seguinte questão: quais saberes docentes são mobilizados no contexto da formação continuada no ensino médio integrado e são capazes de promover integração dos recursos digitais e maior dialogicidade, a partir da metodologia da problematização com o Arco de Maguerez? Tendo em vista a questão apresentada, delineamos como principal objetivo investigar os saberes docentes durante a produção colaborativa de um caderno didático, por meio da formação de professores em metodologia da problematização com o Arco de Maguerez, para promoção de aprendizagem dialógica no ensino médio integrado. Para tanto, os objetivos específicos são: Analisar as concepções de professores sobre as diretrizes da rede estadual de educação de Mato Grosso do Sul para a prática pedagógica na educação profissional; Identificar as dificuldades de professores do ensino médio integrado, do Centro Estadual de Educação Profissional Padre João Greiner, ao utilizarem-se uma prática pedagógica dialógica; sistematizar os saberes docentes necessários na utilização da metodologia da problematização no contexto do ensino médio integrado; disponibilizar um caderno didático interativo em ambiente virtual, publicá-lo e divulgá-lo aos professores em geral. A pesquisa é de abordagem qualitativa, de natureza aplicada e o método da pesquisa-ação foi utilizado na condução do estudo. Os dados foram gerados por meio de documentos, questionários e grupo focal. O método para levantamento de dados foi a pesquisa-ação em suas cinco fases, como proposto por Thiollent (1986) e o caminho da pesquisa foi mapeado por meio das ações contidas nas cinco etapas do Arco de Maguerez, segundo Colombo e Berbel (2007). Têm-se os princípios da Análise Textual Discursiva como método de organização dos dados e geração de resultados. O estudo demonstrou que a pandemia exigiu competências dos professores para utilização de recursos tecnológicos que eles não possuíam, quanto às metodologias ativas e problematizadoras indicou existir predisposição para o uso, embora em alguns momentos a prática tradicional permaneceu. Como produto educacional, foi elaborado coletivamente, à luz dos pressupostos da aprendizagem ativa, um caderno didático interativo, apoiado por um curso livre, para aprimorar a prática pedagógica, organizado com base na metodologia da problematização com o Arco de Maguerez.Item A contribuição da leitura literária para uma educação inclusiva no IFMSPereira, Thais Helena; Caramit, Ricardo Pini; IFMS; Caramit, Ricardo Pini, Vinhole Junior, Airton Jose, Pires, Vanessa de Oliveira DagostimNesta pesquisa de Mestrado analisei como a leitura do gênero literário crônica pode contribuir com a forma de pensar e lidar com a Educação Especial na perspectiva inclusiva. As crônicas compõem um e-book, Produto Educacional que, junto com a dissertação, utilizam como referência os pressupostos da metodologia da Pesquisa Narrativa de Clandinin e Connelly. Para chegar à construção desse material, entrevistei os docentes e a equipe do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) envolvidos com os estudantes do Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio. As experiências desses profissionais foram tematizadas narrativamente a fim de desenvolver a escrita das crônicas e posterior construção do e-book. Após a finalização dessa etapa, enviei o material e um questionário aberto aos participantes para que avaliassem o produto. Conclui que a leitura do e-book contribuiu para o aprofundamento quanto às questões da Educação Especial na perspectiva inclusiva; para uma aproximação com as experiências dos colegas de profissão; e para uma percepção de que não estão sozinhos no processo. Ademais, constatei que o e-book pode ser utilizado como material de apoio em encontros e formações, uma vez que seu conteúdo parte dos anseios, interesses e necessidades comuns dos profissionais.Item A formação continuada de professores na perspectiva politécnica: uma proposta curricularSouza, Paula Renata Cameschi de; Vieira, Azenaide Abreu Soares; IFMS; Vieira, Azenaide Abreu Soares, Correa, Anderson Martins, Santos Junior, Antonio dosEste estudo traz uma proposta curricular estruturada com base na perspectiva politécnica para formação de professores da educação básica. Para isso foi realizada pesquisa exploratória para compreensão do contexto de investigação; a construção de uma proposta curricular; a implementação e a análise das impressões dos participantes. Trata-se de pesquisa qualitativa aplicada e procedimentos de pesquisa-ação tendo por contexto de investigação a Comunidade de Aprendizagem Colaborativa entre Professores, autodenominada ProfCAC-MAES, grupo de 15 professores do município de Nova Andradina-MS. A ProfCAC-MAES faz parte da Rede MAES, uma iniciativa de professores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica egressos dos Programas VET III Professores para o Futuro (2016) e FiTT Finlandeses Formando Formadores (2017), ambos realizados na Finlândia. O estudo se justifica pela necessidade de promoção de um maior compromisso ético-político à formação docente como parte de um projeto de formação integral que beneficie a classe trabalhadora para construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A pesquisa fundamenta-se nos estudos de Silva (2005) acerca das teorias críticas do currículo e dos estudos de Kuenzer (1992), Saviani (2011), Ramos (2016) sobre currículo e educação politécnica. Conclui-se que os cursos ofertados pela Rede MAES, incluindo-se o percurso formativo da ProfCAC-MAES, enquanto desenvolvimento profissional docente, podem promover contribuições à perspectiva politécnica por sua ênfase ao processo de aprendizagem colaborativo, dialógico, crítico e teorizado, da organização curricular não fragmentada em disciplinas e da promoção da interdisciplinaridade e da pesquisa. Todavia, a pesquisa demonstra a necessária atenção a aprendizagem a partir de situações concretas da realidade da sala de aula e das especificidades da formação de professores em serviço. Compreende como desafios a serem superados o entendimento da escola e do currículo como espaço político e de disputas, da compreensão da unicidade da relação teoria e prática e da necessária autonomia e amparo legal ao professor e de uma gestão que privilegie práticas diferenciadas em detrimento às práticas conteudistas tradicionais.Item A monitoria na educação profissional e tecnológica: contribuições para o seu entendimento por meio de um manual interativoLemos, Rosiane Borges de Carvalho; Sanavria, Claudio Zarate; IFMS; Mello, Dante Alighieri Alves de, Sanavria, Claudio Zarate, Carvalho, Celia Regina deEsta pesquisa, que se insere na linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)’’, dentro do macroprojeto “Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT’’, teve como objeto de estudo o Programa de Monitoria do IFMS – ação integrante do Programa de Permanência e Êxito dos Estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – entendido como uma ferramenta de apoio pedagógico que visa à melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, tomamos como objetivo geral analisar as concepções de docentes e estudantes quanto ao papel da monitoria no processo de permanência e êxito no âmbito da educação integrada do IFMS, a partir da aplicação de um manual interativo. Para o alcance do objetivo geral estabelecemos como objetivos específicos: 1) Compreender o atual contexto de execução do Programa de Monitoria do IFMS; 2) Evidenciar a visão de estudantes e docentes quanto aos objetivos do Programa de Monitoria e suas relações com a permanência e êxito; 3) Desenvolver um manual como produto educacional que permita o contato com informações essenciais ao programa e a interação entre os seus participantes; 4) Analisar os elementos do manual que contribuam para um melhor entendimento do Programa de Monitoria do IFMS e seus objetivos. Para a compreensão das relações e práticas desenvolvidas nas atividades de monitoria, tivemos como referência estudos na perspectiva da teoria histórico-cultural, principalmente, alguns conceitos centrais da obra de Vigotski, como Conceitos Científicos e Espontâneos, Zona de Desenvolvimento Iminente, Imitação e Sentido e Significado. Adotamos uma investigação de abordagem qualitativa, de natureza aplicada e com objetivos descritivo-explicativos. Estabelecemos como instrumentos de coleta de dados o levantamento documental, o levantamento bibliográfico e a entrevista semiestruturada pré e pós aplicação do manual com os monitores e docentes orientadores dos cursos de ensino médio integrado de Informática, Eletrotécnica e Mecânica e dos cursos superiores de Tecnologia em Sistemas para Internet e Engenharia Mecânica do IFMS, Campus Campo Grande. Desenvolvemos, aplicamos e analisamos o produto educacional para complementar o Programa de Monitoria, proporcionando informações relevantes acerca das normas e procedimentos institucionais que disciplinam o funcionamento do programa e, também, provocando reflexões sobre esse importante instrumento de permanência e êxito. Inicialmente, os resultados apontaram que a maioria dos sujeitos entendia a monitoria como uma atividade para dirimir dúvidas dos estudantes. Após a leitura do manual interativo, verificamos que houve uma ampliação nas concepções dos participantes sobre a monitoria, havendo um acréscimo ao seu entendimento anterior de que ela é um instrumento de apoio à permanência e êxito dos estudantes, pois contribui com a aprendizagem dos estudantes e enriquece a formação do monitor. Também denotaram a compreensão de que tal ação pode ser acolhimento; contribui, em maior ou menor grau, com todos os atores envolvidos; possibilita transformações sociais; e pode ser, ainda, uma atividade de pesquisa. Confirmamos, assim, que a carência de informação, de divulgação ou de ausência de materiais que contribuísse para o entendimento da monitoria como uma ferramenta de apoio para a permanência dos estudantes estava limitando as concepções dos participantes. A partir dos resultados, apontamos como pressupostos: a necessidade de um trabalho anterior à seleção dos monitores, levando-os a compreender em maior profundidade o Programa de Monitoria; a formação dos monitores para além das questões operacionais; e a importância de um material instrucional que forneça as informações de maneira dinâmica e numa linguagem acessível ao seu público.Item Algebraticando na matemática: o jogo digital como um meio de motivação no ensino-aprendizado da álgebra no ensino médio integradoRodrigues, Luciane Machado; Caramit, Ricardo Pini; IFMS; Carmit, Ricardo Pini, Sanavria, Claudio Zarate, Jardim, Maria Ines de AffonsecaOs espaços escolares vêm sofrendo mudanças e o avanço das tecnologias digitais na educação tem se mostrado essencial na modernização das aulas e na forma de aprendizagem. As tecnologias digitais configuram como uma ferramenta interativa que pode contribuir no ensino e o uso de jogos digitais nas aulas pode aumentar o engajamento e a motivação dos estudantes. A investigação surge da necessidade de um ambiente lúdico e motivacional nas aulas de matemática. Esta pesquisa, que está inserida na linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), Macroprojeto 1 - Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT”, buscou como objetivo geral avaliar a motivação dos estudantes provocada pelo uso do jogo digital desenvolvido para o ensino de álgebra na matemática. A pesquisa teve como procedimentos metodológicos a abordagem qualitativa e a natureza descritiva, e foi realizada no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Campus Campo Grande. Os dados foram obtidos por meio de questionário demográfico, do questionário de avaliação (baseado no modelo de motivação ARCS) e da observação, realizados nas turmas do 1º e 2º semestres do Curso Técnico em Informática na modalidade Ensino Médio Integrado. Os resultados apontaram uma elevada porcentagem de concordância nas quatro categorias de ARCS, mostrando que os estudantes estavam comprometidos, motivados e interessados em realizar a aula com o jogo digital. Os objetivos foram alcançados e os resultados verificados foram satisfatórios, indicando que é possível utilizar o jogo digital como ferramenta motivadora no ensino. Esperamos que este trabalho possa servir no futuro como uma ferramenta de apoio motivacional durante as aulas de matemática na disciplina de álgebra.Item Aplicativo móvel como ferramenta para o monitoramento de egressos do ensino médio integradoSantos, Davi de Oliveira; Correa, Anderson Martins; IFMS; Neres, Celi Correa; Sinesio, Luis Eduardo Moraes; Correa, Anderson MartinsAo longo do tempo, a política educacional brasileira foi moldada por valores materiais e condições econômicas, conforme previsto na concepção materialista da história. No movimento das contradições, emergiu o Ensino Médio Integrado à Educação profissional, uma política que invoca os princípios da escola unitária e da formação omnilateral, mas que enfrenta desafios em sua implementação. Com base nessa perspectiva, e tendo como referência a Abordagem do Ciclo de Políticas, com enfoque no contexto dos efeitos e resultados das políticas educacionais, o presente estudo investiga o Programa de Acompanhamento de Egressos do IFMS, especialmente as ações desenvolvidas no Campus Campo Grande junto aos ex-alunos do Ensino Médio Integrado, e propõe uma ferramenta digital – aplicativo móvel – capaz de contribuir com a coleta de dados realizada no âmbito desse Programa. A metodologia adotada incluiu revisão bibliográfica e documental. Os procedimentos de análise dos dados seguiram uma abordagem quantitativa, com foco na interpretação estatística das respostas, obtidas por questionários estruturados de autoaplicação, sem a preocupação de explorar a concepção subjetiva dos participantes. Como principal resultado, destaca-se a implementação do app Evolumni, desenvolvido para facilitar a interação entre o IFMS e seus egressos, cuja avaliação por um grupo de ex-alunos revelou grande satisfação com a ferramenta.Item Aspectos da integração curricular de conceitos matemáticos da educação básica: trabalhando com a matemática nos semestres iniciais do ensino médio integrado à educação profissional no IFMSCosta, Mirélly de Oliveira; Correa, Anderson Martins; IFMS; Correa, Anderson Matins, Freitas, Rony Claudio de Oliveira, Lopes Junior, DejahyrO presente trabalho teve como objeto de estudo a seguinte problemática: analisar a oferta institucional de um Curso de Matemática alicerçado nos fundamentos da EPT nos Cursos de EPTNM. Dessa forma, nosso objetivo principal era analisar e propor um Curso de Matemática para os estudantes ingressantes dos CTINM em Edificações e em Informática do IFMS Campus Jardim, com conteúdos do Ensino Fundamental que contribuíram para o sucesso/aprovação na disciplina de Matemática do Ensino Médio. Essa pesquisa caracterizou-se como sendo de natureza qualitativa/aplicada e teve como finalidade atender aos objetivos específicos da pesquisa. Para isso foram aplicados dois questionários: um para docentes da área de Matemática do IFMS e um para discentes dos Cursos de Edificações e Informática do IFMS Campus Jardim. Para a análise dos dados coletados por meio dos questionários foi utilizado o método de análise descritiva. No percurso metodológico, realizamos uma revisão de documentos institucionais, como os PPCs dos dois Cursos supracitados, de literatura pautada nas bases conceituais da EPT e na didática da Matemática francesa, como a Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau, além de estudos sobre conteúdos de Matemática do Ensino Fundamental nos quais os estudantes do Ensino Médio apresentaram maiores dificuldades no processo de aprendizagem. O Produto Educacional elaborado foi um Curso presencial, ministrado aos estudantes ingressantes das turmas mencionadas, durante os meses de março a junho, nas dependências do IFMS Campus Jardim, no laboratório de Informática 1, com frequência semanal e duração de 01h15min. No total ocorreram quinze encontros presenciais, com alternância de conteúdo a cada três semanas. No final do Curso revisamos cinco conteúdos de Matemática do Ensino Fundamental que foram escolhidos pelos estudantes e professores na fase inicial da pesquisa utilizando a metodologia da Teoria das Situações Didáticas para a resolução dos problemas. Os resultados apontaram que os estudantes que frequentaram e finalizaram o Curso com êxito avaliaram o Curso como bom ou excelente na sua totalidade. Dessa forma, pudemos fazer a validação do PE. Finalizando, este estudo foi inserido no Grupo de Pesquisa Currículo Integrado e Educação Profissional Tecnológica, que tem, em seu horizonte, a sempre necessária mobilização do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional na perspectiva da integração curricular, o trabalho como Princípio Educativo e a Pesquisa como Princípio Pedagógico. Pretendemos compartilhar todos os materiais produzidos com os outros campi do IFMS, assim como divulgar, em nível de rede, nossos resultados, por meio da participação em eventos, congressos e encontros sobre a Educação Profissional, Científica e Tecnológica na área de Matemática.Item Assédio sexual: uma proposta de prevenção e enfrentamento no IFMSMoura, Douglas Garajo de; Sa Teles, Danilo Ribeiro de; IFMS; MATOS, MARILYN APARECIDA ERROBIDART DE ; Sa Teles, Danilo Ribeiro de ; Oliveira, JOELMO JESUS DE ; Sinesio, Luis Eduardo MoraesO Assédio sexual é qualquer comportamento indesejado de caráter sexual, demonstrado de maneira verbal ou não verbal, com ou sem contato físico, com o objetivo de perturbar ou constranger, atentar contra a dignidade, ou, ainda, criar ambiente intimidativo, hostil, degradante, humilhante ou desestabilizador. Esse fenômeno se configura como um problema relevante encontrado em todas as classes sociais, podendo ser visto, tanto no âmbito do trabalho, quanto no social e educacional, produzindo consequências traumáticas para quem sofre. Nessa perspectiva, é de fundamental importância o comprometimento da educação com essa problemática, tendo em vista que é dever das instituições de ensino, em sua função social, o preparo para o exercício da cidadania. Assim, entende-se a educação profissional e tecnológica como ambiente central de conhecimento na prevenção e resposta à violência, quando responsáveis pela formação integrada, omnilateral e dialógica na formação humana. Diante disso, as questões que nortearam este trabalho foram se: O docente do IFMS sabe caracterizar o assédio sexual no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica?; O docente do IFMS sabe onde denunciar o assédio sexual e onde é indicado procurar ou orientar para obter o acolhimento da vítima ou denunciante de assédio sexual no IFMS? Em face ao exposto, esta pesquisa teve como objetivo geral compreender a percepção dos docentes do IFMS acerca do assédio sexual no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para isso, os objetivos específicos foram traçados de modo a caracterizar o assédio sexual no âmbito da EPT, analisar os conhecimentos dos docentes em relação aos elementos caracterizadores do assédio sexual, acolhimento e denúncia; e desenvolver uma cartilha informativa acerca do assédio sexual, acolhimento e denúncia. Para atingir nossos objetivos, pontua-se que esta pesquisa caracteriza-se como aplicada e teve como meios de investigação a pesquisa bibliográfica e de campo, com a aplicação da técnica de revisão de literatura de dados coletados em publicações científicas e acadêmicas e a percepção do conhecimento dos docentes sobre o tema, por meio da aplicação de questionário. Com relação à finalidade, elenca-se que a pesquisa é exploratória, descritiva e explicativa, de natureza quantitativa. A elaboração e validação do produto educacional foi pautada no levantamento da revisão bibliográfica e na análise dos dados coletados, com base na aplicação de questionários aos docentes do IFMS, a partir da técnica de Marconi e Lakatos e Kaplún G. Espera-se, com os resultados do estudo proposto, colaborar com a conscientização da comunidade escolar, ao disseminar o assunto em forma de conhecimento, mediante a publicização de uma cartilha informativa, de forma on-line, sobre assédio sexual, difundindo o saber produzido e imprimindo a identidade da instituição com foco nas carências de informação da sua comunidade, ao apoiar a prevenção e o enfrentamento do acontecimento supracitado.Item Atendimento aos estudantes em regime de exercício domiciliar na Educação Profissional e Tecnológica: concepções e práticas de professores a partir de um guia orientativoGrego, Flávia Regina; Sanavria, Claudio Zarate; IFMS; Sanavria, Claudio Zarate, Camilotte, Dirce Cristiane, Maciel, Gesilane de OliveiraEsta pesquisa teve como objeto de investigação o Regime de Exercício Domiciliar (RD), que trata de uma condição legal pela qual o estudante, quando impedido de frequentar a escola por um contexto de saúde ou de licença-maternidade, pode realizar seus estudos em casa ou em ambiente hospitalar. Assim, investigamos de que forma o uso de um guia orientativo voltado especificamente para elaboração de materiais didáticos para estudantes em Regime de Exercício Domiciliar auxiliou nas mudanças de concepções e práticas dos professores envolvidos. Nesse contexto, a pesquisa teve por objetivo geral contribuir com a prática educativa e compreensão de docentes do Campus Campo Grande no atendimento ao estudante em Regime de Exercício Domiciliar, a partir do uso de um guia orientativo para elaboração de material didático. Para o alcance do objetivo geral proposto foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: evidenciar as concepções que o professor EBTT possui sobre as suas práticas no contexto do atendimento ao estudante em Regime de Exercício Domiciliar, antes e depois da aplicação de um guia orientativo sobre o tema; identificar quais concepções os professores EBTT apresentavam quanto à elaboração e disponibilização dos materiais didáticos e quais passam a apresentar a partir da aplicação de um guia orientativo especificamente voltado para a elaboração de material didático neste contexto; compreender os elementos e características do guia orientativo para elaboração de material didático para atendimento aos estudantes em RD que podem contribuir para possíveis mudanças nas práticas dos docentes envolvidos. A pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza descritivo-explicativa e caráter intervencionista teve como método a forma da pesquisa-ação, e os participantes foram docentes e estudantes do Campus Campo Grande do IFMS que estiveram envolvidos com o RD no ano de 2019 e 2022. Como produto educacional foi elaborado, a partir de levantamentos prévios, um guia orientativo para a elaboração de material didático ao estudante em RD, que foi utilizado pelos docentes participantes. Assim, a pesquisa foi realizada nas seguintes etapas: levantamento e aprofundamento teórico sobre a temática da elaboração de material didático para estudantes em RD, bem como sobre a temática do atendimento escolar hospitalar (classe hospitalar) e domiciliar, com consulta aos repositórios científicos; levantamento de requisitos para o produto por meio de um questionário aplicado aos docentes que atenderam estudantes em RD, e aos estudantes que já estiveram em RD no ano de 2019; desenvolvimento do produto educacional; entrevista com os docentes que atenderam o estudante em RD antes e depois de fazerem uso do guia orientativo; análise dos resultados pré e pós-aplicação do produto. Como resultado identificamos, após aplicação do produto educacional desenvolvido nesta pesquisa, mudanças na concepção e prática educativa para o atendimento do estudante em RD. Logo, ficou evidenciada a concepção de que o material didático deve contar com o uso da linguagem dialógica na sua elaboração, pois colabora com a manutenção do vínculo com a escola, a compreensão da importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem, na perspectiva vygotskyana, ainda a necessidade de elaboração de um material autoinstrucional que colabore com a formação da autonomia do estudante.Item Atividades adaptadas a estudantes com deficiência intelectual inseridos no ensino médio profissionalizante: orientações ao professor regente por meio de um guia didáticoVarela, Katiane da Silva; Maciel, Gesilane de Oliveira; IFMS; Sanavria, Claudio Zarate, Flandoli, Beatriz Rosalia Gomes Xavier, Maciel, Gesilane de OliveiraEste estudo pretendeu orientar professores regentes, inseridos no ensino regular atuantes na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no desenvolvimento de atividades e estratégias pedagógicas direcionadas a estudantes com deficiência intelectual (DI). Para isso, inicialmente buscou-se identificar as possíveis dificuldades enfrentadas pelos docentes na lida com as necessidades educacionais específicas deste grupo no momento de preparar atividades adaptadas. Analisaram-se ainda os direitos constitucionais dos estudantes com necessidades específicas de acesso a uma atividade adaptada, nos níveis conceituais, procedimentais e atitudinais, que balizam o processo de ensino-aprendizagem. Neste contexto, colocou-se como objetivo geral orientar professores regentes, por meio de um guia didático, na adaptação de atividades escolares direcionadas a estudantes com deficiência intelectual inseridos na educação profissional e tecnológica. Os objetivos específicos buscaram: analisar as principais dificuldades educacionais específicas dos estudantes com deficiência intelectual inseridos no ensino médio profissionalizante e, elaborar um guia didático para professores, contendo orientações, modelos e estratégias pedagógicas para adaptação de atividades escolares aos seus alunos com deficiência intelectual. Como procedimento metodológico, adotou-se uma abordagem qualitativa de natureza descritivo-explicativa e caráter intervencionista, que foi construído nas seguintes etapas: inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre as principais temáticas da pesquisa, como adaptação de atividades, formação de professores e formas de aprendizagem da pessoa com deficiência intelectual; depois, foram analisados documentos históricos, legislações, censos e diários oficiais do estado do Mato Grosso do Sul sobre educação especial; em seguida, os professores regentes que atuam nas escolas da rede estadual de ensino médio profissionalizante do Mato Grosso do Sul receberam um questionário online para elencar as principais dificuldades encontradas por estes no momento de adaptar atividades para estudantes com deficiência intelectual; posteriormente elaborou-se um guia didático à luz da teoria do ensino apropriado de Vygotsky (1997), com orientações para um planejamento inclusivo a partir das propostas de Plestch e Glat (2005); em seguida, realizou-se um encontro com os professores regentes que atuam junto ao público de deficiência intelectual, para orientação no preparo e adaptação de atividades escolares, alinhada à visão singular da EPT, conforme defendido por Ramos (2005); por fim, na última etapa aplicou-se um segundo questionário online no qual os professores regentes fizeram observações sobre a facilitação de um planejamento inclusivo após conhecerem o guia didático em uma palestra. O produto educacional produzido consiste em um material no formato de um guia didático, com orientações que visam favorecer e facilitar planejamentos docentes inclusivos por meio de atividades-modelo, dicas e orientações que promovam a desenvoltura acadêmica de educandos com deficiência intelectual. Observou-se que esta pesquisa contribuiu com o processo formativo de professores que atuam junto a estudantes com deficiência intelectual que compreenderam as diferentes possibilidades de adaptar atividades escolares de forma a promover a inclusão.Item Atividades e ações de extensão no IFMS: interfaces com a permanência e êxito dos estudantesSá, Lindayane dos Santos Amorim de; Vinholi Júnior, Airton José; IFMS; Vinhole Junior, Airton Jose, Lopes Junior, Dejahyr, Oliveira, Alysson Andre Regis, Figueiredo, Carlos Vinicius da SilvaTendo em vista a intenção de buscar, em possibilidades institucionais, contribuições que superem o cenário de evasão e retenção dos estudantes, esta pesquisa abordou o aproveitamento das atividades e ações de extensão relacionadas ao favorecimento da permanência e êxito dos estudantes do Campus Campo Grande do IFMS. Para tanto, foi necessário analisar as interfaces entre as atividades e ações de extensão e a permanência e êxito de estudantes; realizar um amplo levantamento das publicações referentes às temáticas; traçar um panorama do fazer extensionista no âmbito do IFMS; identificar traços do perfil dos estudantes contemplados na amostra da pesquisa; observar possíveis interfaces entre o engajamento dos estudantes nas atividades e ações de extensão e a permanência e êxito dos estudantes; e disponibilizar um material instrucional referente às atividades e ações de extensão. Realizou-se, então, uma pesquisa de caráter qualitativo, desenvolvida por meio de um estudo de caso. Além dos levantamentos bibliográficos e análises documentais, utilizou-se a aplicação de questionário e a realização de entrevistas. As análises foram pautadas na proposta de Análise de Conteúdo. Diante disso, verificou-se que a literatura acerca das temáticas permite uma reflexão tanto sobre a extensão quanto sobre a permanência e êxito dos estudantes. Observou-se que, no IFMS, o fazer extensionista operacionaliza-se por meio de projetos, cursos e eventos. De acordo com a amostra selecionada, foi possível identificar especificidades sobre os estudantes que, em grande parte, já participaram de alguma forma de atividades de extensão. No entanto, verificou-se certo desconhecimento sobre esta temática. Pôde-se observar que, no percurso formativo dos estudantes, alguns encontraram dificuldades que os levaram a pensar em abandonar o curso. Constatou-se, também, que fatores diversos estão envolvidos nesse processo, portanto, diferentes estratégias devem ser promovidas no sentido da superação dos índices de evasão e retenção. Como forma de favorecer um maior conhecimento em relação às atividades institucionais como a extensão, foi desenvolvido um Produto Técnico Tecnológico em formato de material instrucional disponibilizado por meio de um vídeo/animação com essa temática no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).Item Cineclube como um ambiente de aprendizagem na EPT e a elaboração de um manual orientativo no IFMS - Campus Campo GrandeFerreira, Clóvis Gomes; Motta Silva, Andre Luis da; IFMS; Barbosa, Renilce Miranda Cebalho, Motta Silva, Andre Luis da, Anderson Martins, Correa Neto, Motta Silva, Severino Joaquim"O Cineclube como um ambiente de aprendizagem na EPT e a elaboração de um manual orientativo no Campus Campo Grande do IFMS” descreve a pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-ProfEPT. Apresenta a proposta de implantação de um cineclube no ambiente da comunidade acadêmica do IFMS - Campus de Campo Grande e, como produto final da pesquisa, propõe um manual orientativo para o funcionamento desse cineclube. Visa, desse modo, atender à norma constante na Lei nº 13.006, de 26 de junho de 2014, que estatui sobre a exibição de filmes em salas de aula como recurso de disseminação da cultura e engajamento acadêmico, bem como para complementação da carga horária escolar. Trata-se de uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa. Parte-se da seguinte questão: Em que medida um cineclube pode colaborar para a ampliação de espaços formativos no Campus Campo Grande do IFMS? Definiu-se, como objetivo geral, propor a estruturação de um cineclube como ferramenta de ensino para o IFMS - Campus Campo Grande por meio de um manual orientativo. A pesquisa é de abordagem qualitativa, instrumentalizada por um questionário com doze perguntas abertas e fechadas, aplicado a 120 servidores do IFMS. Inicialmente, procedeu-se à revisão da literatura referente ao tema nos bancos de dados do Google Acadêmico e Web of Science, bem como em obras de autores que tratam das temáticas envolvidas. Pretende-se, desse modo, atender diretamente os alunos e, indiretamente, os pesquisadores da Unidade, haja vista que a utilização de recursos audiovisuais estimula a pesquisa, gera a troca de experiências, desenvolve as competências individuais e possibilita o trabalho em equipe. Além disso, o método propicia a ampliação/enriquecimento do currículo, dos conteúdos, de acordo com as necessidades de cada curso e disciplinas. Os participantes da pesquisa consideram relevante a proposta de funcionamento do cineclube na instituição, destacaram a utilização de filmes como um recurso válido na formação do estudante. Por fim, o produto educacional proposto – o Manual Orientativo – foi positivamente avaliado pelos sujeitos da pesquisa Docentes e Técnicos-administrativos Bibliotecários e Técnicos em Audiovisual.Item Concepções de professores sobre a educação profissional e tecnológica: uma proposta de formação continuada com enfoque colaborativoSouza, Aline Christiane Oliveira; Sanavria, Claudio Zarate; IFMS; Sanavria, Claudio Zarate, Caramit, Ricardo Pini, Santos, Rosimeire Martins Regis dosEsta pesquisa, que se insere na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica e Macroprojeto 1 - Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT-, buscou conhecer as concepções dos professores sobre a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) por meio de uma proposta de formação continuada com enfoque colaborativo, partindo do entendimento que a EPT traz, em si, algumas especificidades. Como recorte, tomamos os professores da carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), lotados no IFMS Campus Nova Andradina, e que atuam no Ensino Médio Integrado (EMI), uma modalidade de ensino que requer que a formação básica esteja integrada à formação profissional e ao entendimento do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia como eixos estruturantes desse processo. Neste contexto, tomamos como objetivo geral analisar as contribuições de uma formação continuada para possíveis mudanças de concepções de professores sobre Educação Profissional e Tecnológica. Com os objetivos específicos buscamos: a) Identificar as concepções dos professores sobre da EPT antes e depois de vivenciarem uma formação continuada a respeito; b) Elaborar uma formação continuada que tenha no enfoque colaborativo o diferencial para a compreensão dos princípios e finalidades da EPT; c) Compreender os pressupostos da formação continuada proposta que possam contribuir para uma mudança de concepções acerca da EPT. Seguindo uma abordagem qualitativa de natureza descritivo-explicativa e caráter intervencionista, elaboramos, aplicamos e analisamos como produto educacional uma atividade de extensão (curso) e estabelecemos como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada, pré e pós-formação, a observação durante o processo e a análise documental. Pautamos o produto educacional nos pressupostos da colaboração e da aprendizagem em espiral, por meio de atividades ocorridas em encontros online. Os resultados apontam que, inicialmente, a maior parte dos docentes tomava a formação integrada e o EMI como sinônimos, também entendendo o EMI como duas formações distintas cuja finalidade voltava-se para o mercado de trabalho. Após a formação essas concepções se modificaram, denotando a construção de uma visão do educando como sujeito que, além de dominar as técnicas específicas desse ofício, tem as condições para pensar sobre a profissão e seu impacto tanto em sua vida profissional quanto pessoal, assim como na comunidade na qual vive e nas intervenções que suas escolhas, vivências e práticas podem ocasionar. O currículo passou a ser visto como uma oportunidade de conexão entre a formação geral e profissional e a formação voltada para o mundo do trabalho. A colaboração contribuiu por meio de princípios como voluntariedade, identidade e espontaneidade, apoio e respeito mútuo e metas compartilhadas. Confirmamos, então, que a formação continuada sob o enfoque colaborativo, que contempla os conhecimentos prévios, os anseios e a realidade de atuação profissional dos docentes, ofertada no seu próprio espaço de trabalho, possibilita a construção de novos saberes e uma melhor apropriação dos princípios e finalidades da EPT.Item Conhecendo as bases conceituais da educação profissional e tecnológica no Brasil: uma oficina pedagógica fundamentada em metodologias ativas e dialogicidadeMoraes, Atila Alixandre de; Diemer, Odair; IFMS; Diemer, Odair, Sanavria, Claudio Zarate, Sousa, Dolores Puga Alves deA presente pesquisa teve como objetivo aplicar um curso de extensão por meio de uma oficina pedagógica fundamentada em metodologias ativas e dialogicidade sobre as bases que norteiam a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. A história da educação no Brasil é marcada pela dualidade entre o ensino técnico para os pobres e o propedêutico para os ricos. No entanto, o decreto 5.154 publicado em 2004 possibilitou a retomada da oferta do ensino médio profissional de forma integrada colocando em evidência o ensino brasileiro como política pública, modalidade de ensino que conjuga a formação básica à técnica e rompe a dualidade histórica registrada na Educação Profissional Brasileira (EPT), fomentando ao mesmo tempo o ensino da cultura geral e da formação profissional. Porém, parte dos ingressantes dos cursos técnicos integrados, estudantes de licenciaturas, população em geral e até mesmo docentes que atuam na EPT apresentam divergência de compreensão sobre o que seria uma formação técnica de nível médio integrada e sua efetiva aplicabilidade no ambiente escolar. Desse modo, atividades pedagógicas que venham a minimizar essa lacuna contribuem para ampliação e concretização dos conhecimentos referentes às bases conceituais que permeiam o ensino integrado ofertado nos Institutos Federais. O curso de extensão teve como tema central a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e foi realizada no Instituto Federal de Educação do Mato Grosso do Sul (IFMS) campus Coxim com uma carga horária total de oito horas. A oficina pedagógica foi organizada em três momentos: contextualização, planificação e reflexão. O primeiro foi a discussão da temática por meio da apresentação expositiva com auxílio de músicas que abordam o tema. No segundo, a planificação, os envolvidos mensuraram o problema pelo diálogo e elaboração colaborativa de atividades apoiadas em metodologias ativas e dialogicidade sobre as perspectivas dos mesmos em relação ao ensino técnico no Brasil e como este pode contribuir para uma formação integral do indivíduo. Por último, na reflexão, quando a sistematização do conhecimento é elencada, os participantes descreveram em grupo, suas impressões sobre a temática e socializaram com os demais. De modo geral, houve indícios de que a metodologia utilizada na aplicação da oficina colaborou com o entendimento sobre a história, bases conceituais, características dos cursos e perspectivas da educação profissional ofertadas nos Institutos Federais fundamentada em metodologias e práticas que proporcionem a integração. Espera-se que o produto educacional, oriundo desta pesquisa, estimule a utilização de ferramentas pedagógicas que promovam a interação e a formação integral dos estudantes.Item Conhecer para incluir: uma proposta formativa sobre transtorno do espectro autista (TEA) para servidores do IFMSAraujo, Gustavo Medina; Lopes Junior, Dejahyr; IFMS; Lopes Junior, Dejahyr; Mello, Dante Alighieri Alves de, Zutiao PatriciaEste estudo de mestrado teve, como motivação, uma premissa pessoal e profissional. Dessa forma, destaca-se o Transtorno do Espectro Autista (TEA), tema em questão, que está inserido no convívio familiar do pesquisador, que, frequentemente, busca caminhos para inclusão do seu filho no ambiente de ensino. O autor, como assistente de aluno no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) - campus Aquidauana, percebeu a necessidade de familiarizar-se com os conceitos sobre o TEA do ponto de vista da inclusão escolar. Assim, trazemos como objetivo geral: compreender como está a inclusão escolar de estudantes com TEA no IFMS, campi Campo Grande e Três Lagoas, bem como desenvolver e avaliar um curso de formação on-line sobre TEA na perspectiva da inclusão escolar, no âmbito da EPT, para servidores do IFMS. Em relação ao problema de pesquisa, foi levantada a seguinte questão: Trabalhar conceitos sobre TEA na perspectiva da inclusão escolar, por meio de uma proposta formativa para servidores do IFMS, pode contribuir para inclusão de estudantes com TEA? Sobre a fundamentação teórica, temos a Teoria Histórico-cultural de Vigotski. Dessa maneira, trabalhamos alguns conceitos, tais como: atividades mediadas, processo de formação de conceitos e Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). No que diz respeito ao método, o estudo é exploratório, cuja finalidade é aplicada, com base em uma abordagem qualitativa. Para a análise de dados, utilizamos os preceitos da Análise de Conteúdo de Bardin. O estudo dos relatórios mostrará a relevância de adaptações curriculares, práticas educativas inclusivas; como o ensino colaborativo – união de saberes em prol da inclusão escolar. Para tal, é indispensável que os servidores sejam capacitados sobre o tema e que sejam incentivados os debates na instituição. O fato de não haver profissionais da educação especial, como mostram os relatórios do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), impossibilitou uma assistência especializada, que poderia auxiliar nas dificuldades dos estudantes. Como Produto Educacional (PE), optamos por produzir um curso on-line de 30 horas na modalidade Curso Livre, usando a plataforma Moodle do IFMS. O curso contém em seu escopo estudos sobre o TEA, inclusão escolar e história e política dos Institutos Federais. Quarenta servidores inscreveram-se no nosso curso livre, mas 26 concluíram, o que representou um aproveitamento de 65%. O resultado deste estudo mostra que o nosso curso livre foi eficiente para aquisição do conhecimento e para momentos de reflexão e debates sobre a temática. Cabe referir que 20 estudantes que iniciaram o curso com pouco ou nenhum conhecimento sobre o TEA, tiveram média de 9,4 na avaliação final, sendo 10 nota máxima. Além disso, todos os cursistas concluintes confirmaram que o curso proporcionou momentos de reflexão e 96,15% consideraram aplicar o conhecimento adquirido no ambiente escolar. O nosso trabalho, junto a outras ações promovidas pelos Institutos Federais, tem estimulado discussões sobre o TEA. Participamos de eventos em que o nosso projeto juntou-se a outras ações que, de alguma forma, trouxeram o tema para a escola. Também fomos responsáveis por três artigos científicos e um projeto de extensão.Item Contribuições dos produtos educacionais do ProfEPT para a formação integral do estudante do ensino médio integradoGarcia, Rosane de Brito Fernández; Vieira, Azenaide Abreu Soares; IFMS; Vieira, Azenaide Abreu Soares, Silva, Joao Fabio Sanches, Passos, Marise Lyra SilvaA reformulação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), representada pela implantação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia por meio da Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008, proporcionou o fortalecimento da oferta da educação integral. Este fato tem se constituído como principal desafio dos profissionais da educação da Rede Federal, pois demanda inclusive a qualificação dos servidores do quadro de pessoal para o desenvolvimento de práticas pedagógicas integradas promotoras de formação integral. Assim sendo, esta pesquisa objetiva evidenciar as dimensões da Formação Integral e os aspectos do Ensino Integrado contemplados nos Produtos Educacionais gerados pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) aos estudantes do Ensino Médio Integrado. Para isso, realiza-se pesquisa aplicada, de abordagem quantitativa e qualitativa, do tipo descritiva. Utiliza-se o método de pesquisa participante com procedimentos de estudo bibliográfico, documental e de Revisão Bibliométrica. As dimensões da Formação Humana Integral e os aspectos do Ensino Integrado constituem embasamento teórico desta investigação. Para organização, categorização e análise dos dados gerados foi utilizada a técnica de análise textual discursiva. Foram aplicados questionários aos professores do ProfEPT como instrumentos de avaliação do Produto Educacional. Este consiste em uma matriz de apoio ao planejamento e avaliação da prática pedagógica articulada ao projeto da EPT para o Ensino Integrado. Como resultado da Revisão Bibliométrica foram encontrados 355 Produtos Educacionais do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica gerados até junho de 2020, destacando-se os Manuais/Guias/Texto de apoio como principal tipo de produção que o ProfEPT tem gerado. Destacaram-se os IFFARROUP, IFSC, IFRN, IFS e IFPR pela maior quantidade de produtos educacionais publicados neste recorte temporal, quando, em sua maioria, foram direcionados aos docentes, seguido dos estudantes, gestores, técnicos e comunidade externa. Chegou-se a 43 produtos educacionais destinados ao ensino médio integrado, aplicados ao ensino, que de forma geral contemplam os aspectos do Ensino Integrado, com exceção do aspecto apreciação do desempenho da construção e apropriação do saber, materializado em 53,48% da amostra. Esta constatação aponta necessidade de alinhamento e estudo mais aprofundado ao que propõem os referenciais teóricos que embasam as propostas pedagógicas do Ensino Integrado às Bases Conceituais da EPT e à Pedagogia Histórico Crítica. O resultado pragmático da pesquisa culminou na elaboração da Matriz para a Formação Integral avaliada positivamente. A partir de sua construção, observou-se que o setor em que se apresenta o aspecto situar conceitos como conhecimento de formação geral e específica, apresenta um espaço a ser preenchido, esboçando a necessidade de mais estudos a seu respeito.Item Coordenações de cursos técnicos: perspectivas da atuação profissional na busca pela integração entre ensino, pesquisa e extensão, com base na teoria histórico-culturalOliveira, Joanne Romão de; Mello, Dante Alighieri Alves de; IFMS; Mello, Aislan Vieira de; Mello, Dante Alighieri Alves de; Brito, Wanderlei Azevedo deNo contexto da Educação Profissional e Tecnológica, as práxis dos servidores que atuam na gestão de uma instituição vislumbram o cumprimento de seus objetivos institucionais. Inserido na linha de pesquisa “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)” do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), este trabalho objetivou verificar se a prática profissional, as atribuições e as responsabilidade dos coordenadores de curso contemplam a efetivação do princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O princípio é referência para o modelo educacional proposto pelos Institutos Federais, sendo contemplado na missão institucional do IFMS. Este estudo é qualitativo, de natureza aplicada quanto à sua finalidade, e exploratório e descritivo em relação aos seus objetivos. A coleta de dados deu-se pela pesquisa bibliográfica, levantamento documental e entrevista semiestruturada. Apoiados na abordagem histórico-cultural de Vygotsky, o referencial teórico englobou o planejamento, o desenvolvimento e a aplicação do produto educacional, além de articular-se à análise dos resultados por meio da análise microgenética. Os dados indicaram que, embora os coordenadores reconheçam a importância do princípio, muitos enfrentam desafios institucionais e operacionais que dificultam sua implementação plena. Isso reforça a necessidade de uma estrutura institucional mais comunicativa e que forneça mais capacitações voltadas ao aprimoramento das práticas de gestão. A microgenética aplicada à análise das entrevistas permitiu compreender as transformações nas práticas dos coordenadores ao longo do tempo. O produto educacional elaborado foi um e-book: “Coordenações de curso: diálogos entre ensino, pesquisa e extensão”. Os participantes da pesquisa destacaram sua importância como ferramenta de orientação inicial e suporte para novos coordenadores, considerado útil para facilitar o diálogo na comunidade acadêmica. No entanto, foi sugerido que o e-book seja complementado com uma formação mais ampla e que seja atualizado regularmente para se manter relevante. No geral, foi visto pelos participantes como um recurso valioso, com potencial para contribuir significativamente para o desempenho dos coordenadores de curso.Item Curso livre mostrando uma pesquisa científica experimental como princípio pedagógico na educação profissional e tecnológicaNaressi, Adriana Estabile; Diemer, Odair; IFMS; Diemer, Odair, Klein,Sidnei, Maciel, Gesilane de OliveiraA pesquisa científica como produção de conhecimento é uma prática educativa importante para autonomia intelectual dos discentes, tornando-os protagonistas com um papel ativo no processo de ensino e aprendizagem. Nesse cenário, surgiu o problema desta pesquisa: um projeto de pesquisa científica desenvolvido no IFMS auxilia na formação integral dos estudantes? Ainda, sabe-se que é preciso criar estratégias de valorização da pesquisa científica, inclusive com incentivos para uma maior participação dos docentes e discentes, ressaltando a sua importância para a formação. Assim, surgiu a ideia de desenvolver um curso livre apresentando a descrição completa de uma pesquisa científica realizada, de tal modo a, fomentar a condução de outros projetos de pesquisa científica com características similares ao executado. A fim de responder ao problema de pesquisa, o objetivo do presente trabalho foi o de analisar se o projeto de pesquisa científica e tecnológica aprovado no Edital 019/2020 – Propi/IFMS intitulado: Sistema sustentável e inédito para a piscicultura pantaneira: Criação de peixes em sistema de recirculação com novas tecnologias, desenvolvido no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Coxim contribuiu com a formação integral dos estudantes participantes. Para tanto, a pesquisa científica foi acompanhada e observada e envolveu três (3) estudantes do Curso de Graduação em Engenharia de Pesca, três (3) estudantes do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Aquicultura, docentes da área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca e a pesquisadora que atuou como observadora da pesquisa. Para analisar se a pesquisa desenvolvida contribuiu com a formação integral dos estudantes membros da pesquisa foram realizadas entrevistas com os mesmos. As questões para a entrevista foram de forma semiestruturada com algumas questões predefinidas e com a possibilidade de inclusão de questões no decorrer da entrevista, permitindo maior flexibilidade ao pesquisador. Todos os estudantes entrevistados consideraram a participação no projeto de pesquisa importante para sua formação, referindo-se como um diferencial e conseguiram estabelecer uma conexão da teoria aprendida em sala de aula com a prática desenvolvida no projeto. Além disso, na percepção dos estudantes, o projeto atingiu seus objetivos, em especial, gerando novos conhecimentos e despertando o interesse pela ciência contribuindo com o compartilhamento dos conhecimentos adquiridos com os demais colegas de turma, favorecendo assim, a integração entre os sujeitos e a interdisciplinaridade. Também, revelando em suas respostas a dimensão trabalho, como princípio educativo, dimensão ciência, como geração de conhecimento, e a dimensão tecnologia como transformação da ciência em força produtiva. Todavia, os estudantes pontuaram que faltam informações sobre as pesquisas para os estudantes ingressantes e as vagas são limitadas. Em síntese, a pesquisa demonstra notadamente que a iniciação científica favorece a formação integral do estudante, possibilitando o desenvolvimento do senso crítico, criatividade, autonomia, desenvoltura, dentre outros.Item De bacharéis a docentes: uma proposta de formação de docentes para a Educação Profissional e Tecnológica do Senai - MSGiacomeli, Maise Rodrigues Sá; Correa, Anderson Martins; IFMSEsta dissertação de mestrado está vinculada a área de concentração: Educação Profissional e Tecnológica - EPT, a linha de pesquisa: Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, e ao grupo de pesquisa: Currículo Integrado na Educação Profissional e Tecnológica - CIEPT. Descrevemos uma pesquisa qualitativa com o olhar voltado ao cenário da identidade, saberes e fazeres dos bacharéis, sem formação pedagógica, que atuam na docência de Cursos Técnicos de Nível Médio, de quatro Unidades de Ensino, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, Departamento Regional de Mato Grosso do Sul - DR/MS. Neste contexto, a investigação, a que se reporta este estudo, teve como finalidade desenvolver um Produto Educacional, na forma de uma formação continuada, para docentes bacharéis, que atuam na Unidade Curricular Projeto Integrador dos Cursos Técnicos de Nível Médio, tendo como concepção a formação integrada com especial foco na melhoria da prática docente. Metodologicamente, o estudo apresenta proximidade às características da pesquisa-ação, organizado nas fases exploratória, principal, ação e avaliação. Foram utilizadas tecnologias digitais e de comunicação, a fim de se estabelecer as conexões e participação dos pesquisados e cursistas, na formação continuada, sendo a coleta e tratamento dos dados feita mediante técnicas/instrumentos de análise documental, questionários online e registros coletados ao longo da formação. A análise dados nos revelou que: (i) os docentes são selecionados e contratados mediante Aviso de Processo Seletivo - APS, sendo em sua maioria em regime de trabalho horista; ii) a maioria dos docentes bacharéis possuem um elevado nível de formação acadêmica, porém sem formação pedagógica e, 50% deles estão iniciando a atuação na docência, no SENAI; (iii) o SENAI possui um Programa de Formação Continuada, porém o quantitativo de participantes do DR/MS, nos cursos ofertados, é baixo; (iv) a atuação com Projetos Integradores ainda é um desafio aos docentes por requerer uma prática que tenha como base o currículo integrado, a interdisciplinaridade e atuação conjunta entre os pares. Os resultados encontrados, quanto à percepção dos docentes sobre a EPT, indicaram que há desconhecimento dos princípios e fundamentos que a regem, prevalecendo ainda uma visão de formação para o mercado de trabalho em detrimento a uma formação omnilateral, reforçando a importância da formação pedagógica com vistas à integração entre teoria e prática e ao desenvolvimento de ações que promovam o planejamento integrado. Ressalta-se nos dados da pesquisa, que a instituição, mesmo diante de um histórico caracterizado por um ensino tecnicista, está em um momento propício para que se discuta e proponha um trabalho com vistas à formação integral. Desta forma, construiu-se junto aos participantes uma possibilidade de formação continuada para docentes/ bacharéis do SENAI - MS, o material produzido ao longo da pesquisa está disponibilizado como roteiro de formação de docentes para a realização em outros grupos/ instituições.Item Desenvolvimento de atividades físicas inclusivas por meio de um guia prático a professores da educação profissional e tecnológicaGauna, Maristela Amaral; Ravagnani, Fabricio Cesar de Paula; IFMS; Vilhoni Junior, Airton Jose; Ravagnani, Fabricio Cesar de Paula; Interdonato, Giovanna CarlaA prática esportiva para pessoas com deficiência tem sido historicamente utilizada como uma ferramenta de reabilitação e integração social, consolidando-se ao longo do tempo como uma importante estratégia educacional e inclusiva. No Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), identificou-se que as deficiências motoras, intelectuais, visuais e de comunicação auditiva, são prevalentes entre os estudantes com necessidades especiais. No entanto, análises dos regulamentos dos Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (JIFMS), revelaram a ausência de modalidades adaptadas que promovam a participação desses estudantes, evidenciando a necessidade de estratégias pedagógicas para uma inclusão efetiva. O objetivo geral desta pesquisa de mestrado foi desenvolver um Guia Prático de Atividades Físicas Inclusivas para professores de Educação Física do IFMS, com vistas a promover práticas pedagógicas inclusivas nas aulas e incentivar a participação plena dos estudantes com deficiência nos JIFMS. Os objetivos específicos foram: avaliar as práticas inclusivas no IFMS, refletir sobre a importância dos esportes adaptados, oferecer ferramentas práticas aos professores e propor diretrizes para a inclusão de esportes adaptados nos eventos esportivos institucionais. A pesquisa, que utilizou uma abordagem quantitativa e qualitativa, baseou-se na criação de produtos educacionais, conforme proposto por Richardson (1999), e foi desenvolvida em etapas: diagnóstico do contexto inclusivo por meio de pesquisa bibliográfica e documental e aplicação de questionários eletrônicos; elaboração do guia; testagem com professores; e revisão com base no feedback recebido. O referencial teórico foi construído com base nas contribuições de autores como Vygotsky, Frigotto, Mantoan e Greguol, que abordam a inclusão escolar, os esportes adaptados e os desafios do capacitismo no contexto educacional. Os resultados mostraram que os professores reconhecem a importância das atividades físicas inclusivas, mas enfrentam barreiras significativas relacionadas à formação profissional e à infraestrutura. A validação do guia indicou que ele é uma ferramenta relevante para auxiliar os professores no planejamento e na implementação de atividades inclusivas, apresentando propostas práticas que promovem o desenvolvimento de habilidades e a integração dos estudantes com deficiência nas práticas escolares e nos JIFMS. Conclui-se que o Guia Prático de Atividades Físicas Inclusivas contribui para o avanço de uma cultura escolar mais inclusiva, destacando o esporte como uma ferramenta para superar desafios e promover o desenvolvimento integral. Recomenda-se que sua implementação seja acompanhada de ações institucionais voltadas à formação de professores e à melhoria da infraestrutura, garantindo que as práticas inclusivas possam ser efetivamente consolidadas no contexto educacional.